Verrugas na pele – Como tirar?

Verrugas geralmente não precisam ser tratadas com urgência, mas ainda assim exigem tratamento, pois podem se espalhar pelo corpo

Escrito por -


Apesar de, em sua maioria, não fazerem mal a saúde, as verrugas na pele costumam incomodar bastante, além de desfavorecerem a estética física das pessoas que as possuem. Esses pequenos tumores benignos podem aparecer em diversas partes do corpos e nos mais variados tamanhos. A maior parte das verrugas vão embora com o tempo, enquanto outras necessitam de acompanhamento dermatológico. Mas em todos os casos, é possível tratar, tanto com medicamentos, quanto com receitas caseiras e baratas.

O que causa verrugas no corpo?

Como já dito, as verrugas são pequenos tumores benignos na pele que são causados pelo papiloma vírus humano, o famoso HPV. O vírus faz com que as células da epiderme cresçam de maneira anormal, o que faz com que as verrugas surjam. As características e tamanhos de cada uma são ligadas ao tipo de HPV que foi desenvolvido pela pessoa.

Verrugas na pele
Marque uma consulta com um dermatologista para análise (Foto: MD.Saúde)

As especificações de cada verruga no corpo e o local de surgimento delas, as dividem em cinco categorias:



Verrugas vulgares – São as mais comuns e costumam aparecer em locais de atrito como cotovelo, mãos, dedos e joelhos. Geralmente, apresentam lesões arredondadas e ásperas.

Verrugas planas – Mais comuns no rosto, costumam provocar o surgimento de papulas amareladas ou acastanhadas que podem chegar até 5mm.

Verrugas plantares – Recorrentes na sola dos pés, as verrugas plantares podem ser confundidas, muitas vezes, com calos. A área central da verruga possui uma camada endurecida. Diferente dos outros tipos, essas podem causar muita dor.

Verrugas filiformes – Essa provoca lesões alongadas e finas que podem aparecer para fora da epiderme do pescoço, rosto e lábios.

Verrugas anogenitais – Assim como as plantares, essas também podem ser bem doloridas, além de serem precursoras de possíveis tumores malígnos, como câncer de pênis e do colo do útero. As lesões surgem nas áreas genitais, tanto masculina quanto feminina.

Leia também: Sinais de envelhecimento da pele do rosto

Como eliminar verrugas na pele

Antes de pensar em eliminar, é importante ter consciência que as verrugas são causadas por um vírus que, na maior parte das vezes, é transmitido por relações sexuais. Por isso, o uso de preservativo é sempre a melhor e mais segura forma de prevenção. Além disso, também é essencial não coçar as lesões provocadas pelo vírus, para que ele não penetre pelas escoriações da pele.


tratar verrugas
(Foto: Clinica CMP)

Para tentar tratar as verrugas, o primeiro e mais importante passo é procurar um dermatologista. Só ele será capaz de detectar se é mesmo uma verruga, de qual tipo ela é e qual o melhor tratamento. Depois disso, é necessário seguir a risca o tratamento desde o primeiro dia e manter o acompanhamento médico.

Dicas para acabar com as verrugas na pele

Os tratamentos seguros e indicados por médico são:

  • Ácido salicílico + Ácido lático: com a aplicação diária, a pele começa a descamar até curar;
  • Ácido nítrico fumegante: Funciona com aplicações quinzenais feitas em consultório;
  • Crioterapia: congela a verruga por meio do nitrogênio líquido;
  • Eletrocirurgia: queima a verruga.

Veja mais: Manchas na pele pode ser verme?

Obs: É importante saber que todo e qualquer tratamento contra verrugas deve ser orientado por um médico. O automedicamento e o uso de soluções caseiras podem causar infecções e reinfecções na pele.

Verrugas na pele – Como tirar?
Avalie esta matéria!