Verrugas na pele pode ser HPV?

Como as verrugas são transmitidas por autoinoculação, as pessoas não devem coçar nem tocar nas lesões para que o vírus HPV não entre pelas escoriações da pele.

Escrito por -


Surgiu uma verruga e você está se perguntando se verrugas na pele podem ser HPV? Então, confira esse post para tirar as suas dúvidas sobre esse assunto.

Verrugas na pele pode ser HPV?

A resposta para a sua pergunta é sim! Todas as verrugas são causadas pelo vírus do papiloma humano – HPV, tanto as que surgem nas mãos e pés quanto as que aparecem na região genital, que podem até mesmo virar câncer!

Mas não se assuste, pois até hoje, já se conta mais de 100 tipos diferentes de HPV e nem sempre o vírus do papiloma humano é o tipo que causa câncer.



Veja também: Como tirar mancha roxa de pancada na pele

HPV pode causar verrugas na pele?

O HPV pode causar verrugas na pele, pois as verrugas são o resultado do crescimento descontrolado das células como proliferações benignas da epiderme, que é a camada mais externa da pele.

verrugas na pele
As verrugas vulgares são as mais comuns. (Foto: As Minhas Princesices)

Este vírus é transmitido por pessoas ou objetos infectados se houver contato direto. O HPV entra no corpo através de pequenas feridas e por isso, as verrugas geralmente são mais numerosas em áreas machucadas. O HPV também pode ser transmitido através de relações sexuais e também de mãe para filho, na hora do parto.

Pessoas que possuem imunidade baixa têm maior probabilidade de contrair a doença e desenvolver verrugas.

Para prevenir o surgimento de todos os tipos de verrugas, é fundamental:

  1. Usar preservativo ao ter relações sexuais;
  2. Tomar vacina contra o HPV, especialmente para prevenir contração do vírus e infecção genital;
  3. Não tocar em verrugas de pessoas contaminadas.

Tratamento para verrugas causadas pelo HPV

Como existem diversos tipos de HPV, o tratamento vai variar de acordo com o tipo de verruga, por isso, um médico dermatologista é fundamental para orientar quanto ao melhor tratamento.


toda verruga é hpv
(Foto: Dermatologia GO)

Os métodos de tratamento visam destruir ou remover completamente as verrugas e podem ser empregados a aplicação de ácido salicílico, crioterapia, que é a congelação da verruga, o tratamento também pode ser pela queima da lesão, chamada de eletrocirurgia e também há casos que necessitam cirurgia convencional.

Saiba ainda: Como não irritar a pele ao fazer a barba

Existem tipos de verrugas perigosas, que são as verrugas genitais e as que atingem o ânus, pois podem causar câncer, portanto, muitas vezes são de tratamento complexo, alternando métodos combinados e na maioria dos casos, é preciso realizar procedimento cirúrgico.

Se qualquer verruga surgir em seu corpo, é fundamental consultar um médico dermatologista de confiança, pois apenas ele poderá avaliar o caso e indicar o melhor tipo de tratamento para o seu tipo de HPV, conforme seu caso e histórico clínico.

Verrugas na pele pode ser HPV?
Avalie esta matéria!