Varizes causam manchas roxas nas pernas?

Hoje em dia, existem vários tratamentos para varizes, conheça alguns deles

Escrito por -

Descubra como tirar manchas de varizes das pernas

 Uma parte considerável da população adulta tem varizes. As mulheres, por culpa da uma maior concentração de hormônios como progesterona e estrógeno, são mais afetadas do que os homens.

No Brasil, mais de vinte milhões de pessoas são afetadas com essa dilatação das veias. Mesmo assim, um dos principais fatores para o seu aparecimento é a hereditariedade.

Outros fatores facilitadores são a idade (a partir dos 30 anos), traumatismo nas pernas, temperaturas elevadas, tabagismo, gravidez, sedentarismo e pílulas anticoncepcionais. Saiba mais sobre as varizes, suas causas, paliativos e tratamentos.

Manchas rochas de varize
Foto: Revivalabs

 Varizes causam manchas roxas nas pernas?

Alguns dos sintomas mais comuns das varizes são a presença de veias azuladas e muito visíveis (que se encontram abaixo da pele), finos agrupamentos de vasos avermelhados, queimação localizada nas pernas e plantas dos pés, tornozelos inchados ao fim do dia, coceira, cansaço e sensação de fadiga nas pernas, além da sensação de peso e câimbras.

Como o sangue é bombeado do coração para todo o corpo e é rico em oxigênio e nutrientes, o sangue que volta para pelas veias para o coração já é fraco e pobre nessas substâncias. Mesmo assim, elas ainda são utilizadas por todas as células do nosso organismo.

Quando alguém apresenta varizes, esse sangue tem a tendência de ficar preso nas pernas. Com o tempo, isso pode fazer com que os tecidos das pernas passem a ser menos oxigenados e, com isso, menos nutridos. Se não houver um tratamento eficaz para essas varizes, elas podem progredir e desenvolver complicações graves.

Leia também: Manchas roxas no corpo, o que significa?

Manchas roxas causadas por varizes
Foto: poradnikzdrowie.pl

Como tirar manchas de varizes das pernas

A parte da prevenção das varizes é extremamente importante mas, caso elas já tenham aparecido, fique tranquilo. Hoje em dia, é possível contar com diferentes tipos de tratamento para varizes. O ideal é procurar o seu médico, para que ele possa indicar o tratamento que mais se adequa às suas necessidades. Aqui vão alguns dos mais comuns:

  • Escleroterapia química

Provavelmente o tratamento mais antigo. É especialmente eficaz nas microvarizes ou vasos, também para varizes muito pequenas. Acontece através da injeção de substâncias esclerosantes, capazes de “expulsar” o sangue das veias.

  • Cirurgia

Essas cirurgias vem se modernizando e ficando cada vez menos agressivas. A maior parte das varizes pode se resolver através de mini-incisões, com menos de 24 horas de recuperação.

  • Laser escleroterapia

A escleroterapia que acontece através do laser ainda está em fase de testes e não substitui o tratamento com escleroterapia química.

Ao aparecimento de manchas roxas de varizes, ou de qualquer outro tipo, procure o seu médico para que ele lhe aconselhe.

 

Varizes causam manchas roxas nas pernas?
Avalie esta matéria!