Sinais de envelhecimento da pele do rosto

Com o avançar da idade a pele do rosto começa a perder a vitalidade e sofre com a falta de hidratação, por isso você deve ter alguns cuidados diários

Escrito por -


Saiba identificar os primeiros sinais de envelhecimento da pele do rosto e veja o que pode ser feito para combater esses sinais.

Idade é sinal de experiência e de sabedoria. Envelhecer não é ruim e há mil maneiras de se viver bem em cada fase da vida. O problema é saber lidar com os problemas físicos, principalmente referentes a pele do rosto, que são resultados do amadurecimento e que surgem para todo mundo. São manchas, rugas e outros fatores que aterrorizam quem está chegando a meia idade. Não importa se foi o sol, o ressecamento da pele, ou até mesmo os traumas da vida que fizeram com que esses sinais chegassem, mas eles chegaram e, apesar de inevitáveis, podem ser tratados.

Conheça alguns dos sinais do envelhecimento da pele do rosto

envelhecimento da pele do rosto
Os danos causados pelo sol são cumulativos (Foto: Alessandra Faria Estilo e Maquiagem)

Marcas de expressão e rugas – Com o tempo, a pele do rosto vai perdendo colágeno, que é responsável pela elasticidade. Com isso, aparecem os famosos pés de galinha e o bigode chinês. Alguns fatores como estresse, uso de cigarro, excesso de exposição ao sol e alimentação desregulada podem contribuir para esses sinais.



Manchas escuras – Outro fator que ajuda a dar um tom mais envelhecido a pele do rosto é o surgimento de manchas escuras. Elas são relacionadas a exposição ao sol ou a momentos de alterações hormonais como a gestação e a fase idosa.

Textura da pele – Com o passar dos anos, a superfície da cútis tende a ter sua hidratação prejudicada, o que deixa a pele ressecada e sem brilho. Em pessoas morenas esse sintoma costuma deixar a pele mais espessa, já em pessoas mais claras, a pele fica mais fina.

Flacidez – Como o colágeno e a elastina vão indo embora naturalmente a cada aniversário, é natural a perda de contorno facial. Com isso, a pele do rosto tende a ficar cada vez mais flácida.

Volume facial – A medida que os anos passam, a gordura da pele do rosto vai indo embora, o que provoca uma perda de volume facial. Isso faz com que a pessoa fique com áreas encovadas nos olhos, bochecha e têmpora.

Leia também:

Manchas na pele pode ser verme?

Manchas vermelhas na pele do bebê: O que pode ser?


Como retardar o envelhecimento da pele do rosto

cuidar da pele
(Foto: Vivo Mais Saudável)

Não espere a velhice – Use cremes e hidratantes indicados por dermatologistas antes mesmo de estar perto do envelhecimento. Uma pele bem cuidada desde a fase mais jovem da vida pode garantir uma velhice saudável e cheia de amor próprio.

Filtro solar – Um dos principais fatores que fazem com que a pele do rosto pareça envelhecida é a exposição excessiva ao sol. Por isso é importante usar filtro solar durante toda a vida. De preferência, use um que seja específico para o rosto.

Vitaminas – Busque cosméticos que possuam vitaminas C e E, que estão presentes em ativos como hortelã, cânfora, mentol e calêndula. Essa hidratação deve ser feita diariamente. 

Visita ao médico – Mesmo que a velhice seja algo natural e que você não deva se martirizar por isso, existem casos que devem ser acompanhados por um especialista. Procedimentos como peelings químicos superficiais podem ser muito úteis. Afinal, ter uma pele saudável não é apenas uma questão estética, mas também de saúde.

Comece a cuidar da sua pele o quanto antes, com essas simples dicas de proteção solar e hidratação, elas são fundamentais no combate dos sinais de envelhecimento da pele.

Sinais de envelhecimento da pele do rosto
Avalie esta matéria!