Remédio caseiro para coceira no corpo e manchas vermelhas

Existe remédio caseiro para coceira no corpo, mas é muito importante que você aprenda a identificar a alergia para descobrir o melhor tratamento

Escrito por -

Procurando um remédio caseiro para coceira no corpo? Recomendamos que você confira algumas dicas e orientações quanto a esse assunto.

Manchas vermelhas que surgem na pele do nada e coceiras que incomodam por todo o corpo são ocorrências comuns em qualquer faixa etária em homens e mulheres, mas algumas causas podem ser as mais prováveis.

Alergias e irritações costumam ser os principais responsáveis quando se fala em coceira na pele, e elas podem surgir a qualquer momento. Dependendo da ocasião, a coceira insistente pode formar feriadas na pele já irritada e isso pode até mesmo levar a uma infecção mais séria.



Apesar da queixa ser comum a todas as idades, é mais freqüente que idosos sofram do problema. A falta de hidratação da pele costuma causar coceiras e feridas, e junta-se isso à sensibilidade que a pele de idosos costumam ter.

O que é bom para coceira no corpo?

Para tratar a coceira no corpo é preciso primeiro conhecer sua causa. Alergia, dermatite de contato, ressecamento da pele, queimaduras de sol e picada de insetos são os motivos mais conhecidos, mas outras doenças também podem estar relacionadas a este sintoma.

remedio caseiro para coceira no corpo
As causas da coceira no corpo são diversas e é preciso ficar atento aos sintomas (Foto: GlobalMed Clínica)

Em primeiro lugar, evite se coçar. Por mais que a vontade seja muito grande e até mesmo pareça incontrolável, é provável que isso só piore a situação. Ao coçar, a pele pode sofrer arranhões que entrarão em contato com as bactérias existentes nas mãos e nas unhas e pode infeccionar.

Compressas frias costumam ser uma boa solução para aliviar a coceira e reduzir a irritação no local. Evite banhos de água quente ou usar muitas camadas de roupas que podem aquecer a pele e piorar s sensação de comichão. 

Veja mais: Manchas vermelhas na glande que não coçam: O que pode ser

Remédio caseiro para coceira no corpo 

Você também pode tentar algumas soluções caseiras para acabar com as coceiras no corpo e manchas vermelhas na pele que podem surgir nestas situações.

Algumas plantas têm propriedades calmantes e analgésicas que podem auxiliar no controle da irritação. A camomila, por exemplo, é um ótimo calmante com ação antiinflamatória e pode ser aplicado sobre a pele através de compressas frias feitas com o chá de suas flores. A lavanda e a calêndula também são opções eficazes para tratar a irritação e fazer as manchas vermelhas desaparecerem.

Outro remédio caseiro para coceira no corpo interessante, é a aplicação de uma solução feita com bicarbonato de sódio, que por sua ação antipruginosa irá aliviar as coceiras causadas principalmente por picadas de insetos como abelhas e formigas.


Remédio para alergia na pele

Se estas soluções caseiras não forem eficazes e a irritação, coceira e manchas vermelhas persistirem, é interessante consultar um médico para que o mesmo receite um remédio para a alergia na pele. Geralmente, os medicamentos recomendados são os anti-histamínicos ou corticóides, como Allegra, Polaramine e Loratadina.

como aliviar coceira
(Foto: Mega Curioso)

Coceira no corpo todo

Estas soluções também podem ser utilizadas para aliviar a coceira no corpo todo, e é recomendável ficar atento aos alimentos ingeridos antes da coceira aparecer, porque podem significar uma reação alérgica a algum componente.

Saiba ainda: Secativo de espinhas caseiro para pele

Remédio para coceira nas partes íntimas

Fique atento se as coceiras sentidas forem localizadas apenas nas partes íntimas porque esse sintoma pode significar alguma infecção ou problema mais sério, geralmente causados por bactérias ou fungos. Faça banhos de assento com chá de camomila ou com vinagre branco e verifique se os sintomas foram amenizados.

Como aliviar coceira de dengue

A dengue também é uma doença que pode causar coceira e manchas vermelhas na pele em algumas pessoas, e neste caso são indicadas as compressas e banhos frios para acalmar a pele. Entretanto, os demais sintomas devem ser tratados sob orientação médica, para evitar uma possível complicação ou automedicação.

Agora, com todas essas dicas, não perca tempo! Comece já a tratar a coceira na pele e feridas!



Remédio caseiro para coceira no corpo e manchas vermelhas
Avalie esta matéria!