Olho de Peixe no Pé: O que é, causas, como tratar, fotos

Saiba como evitar o olho de peixe no pé, essa verruga que causa tanta dor e desconforto nos pés

Escrito por -


Ter o infame olho de peixe no pé pode ser um grande incômodo para o seu portador. Afinal, assim como os calos, esse problema dificulta o caminhar de forma substancial, já que a dor é intensa.

Felizmente, o problema tem solução e o olho de peixe pode ser removido com o apoio de alguns remédios, loções para a pele e, até mesmo, alguns procedimentos caseiros.

Sendo assim, neste post iremos apresentar as formas de enfrentar o olho de peixe no pé. Para tanto, iremos explicar o que ele é, e como o problema se origina. Desse modo, teremos uma base para prevenir e enfrentar essa dolorosa situação.



O que é olho de peixe no pé?

O olho de peixe é um tipo de verruga que pode surgir na planta do pé de um indivíduo. O problema tem sua origem no contato do vírus HPV (tipos 1, 4 e 63) com a pele. E claro, é bom lembrar que, apesar de o vírus HPV ter suas ligações com o câncer, um olho de peixe no pé não tem qualquer relação com células cancerígenas. Então, não há motivos para grandes preocupações.

O grande problema de se ter um olho de peixe no pé é, sem sombra de dúvidas, as dores causadas e o aspecto que a lesão arredondada e amarelada deixa nos pés das pessoas que sofrem desse mal.

olho de peixe no pé
Olho de peixe no pé desaparece espontaneamente ou pode persistir por anos. (Foto: Dra. Ana Paula Simões)

É contagioso?

Como dissemos antes, um olho de peixe é causado quando o vírus HPV entra em contato com pele. Isto é, já que o problema tem origem através do contato, ele acaba se tornando contagioso. Esse contágio pode ocorrer de pessoa para pessoa ou através do contato com alguma superfície que esteja contaminada.

De acordo com as informações dos especialistas, os principais casos de contágio acontecem com sapatos, chão de piscinas ou chuveiros públicos. Portanto, é sempre bom tomar as devidas precauções em relação as esses pontos e locais de contágio.

Causas e sintomas

Um olho de peixe no pé surge com o contato direto da pele com o vírus HPV. No entanto, quando o vírus se aloja na pele ele permanece no chamado “período de encubação”, ou seja, ele vai se desenvolvendo silenciosamente por algumas semanas, até finalmente eclodir.

Assim, apenas quando os primeiros sintomas, coceira e dor, começam a surgir, é que o indivíduo percebe o problema. Daí, a verruga vai se desenvolvendo até formar o olho de peixe, propriamente dito. Aliás, o diagnóstico, em casos muito duvidosos, é feito através de uma biópsia.

Como tratar o olho de peixe

O tratamento de um olho de peixe no pé é feito por um podologista, que, geralmente, indica alguns remédios tópicos à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético. Esses medicamentos devem ser usados uma vez ao dia, com aplicação direta na região.


hpv olho de peixe no pé
(Foto: Biolodúvidas com Patrick Gomes)

Esse tipo de tratamento promove uma espécie de esfoliação na pele, removendo as camadas superficiais do olho de peixe aos poucos, até que a verruga seja eliminada. Em casos mais complicados, será necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos que visam a remoção do problema de forma rápida.

Tratamento caseiro

Como não poderia deixar de ser, a sabedoria popular também já desenvolveu alguns tratamentos para erradicar um olho de peixe no pé. Confira a dica mais eficiente:

  • Deixar os pés de molho em uma bacia com água morna e sal grosso. Depois que os pés estiverem limpos e a pele bastante amolecida, passar pedra pomes para retirar o excesso de queratina da região ao redor da verruga. (Nesse ponto não é necessário forçar ou sentir dor). Por fim, utilizar algum creme hidratante e calçar meias.

Remédios de farmácia para olho de peixe

Por fim, podemos ressaltar que existem algumas pomadas que podem ser adquiridas para acabar com um olho de peixe no pé. Nesse sentido, a mais indicada é a pomada Duofilm Plantar, que reduz o tamanho da verruga e ajuda a erradicar o vírus.

verruga plantar
(Foto: nycpodiatra.com)

Concluindo, este post tratou de apresentar as causas e os possíveis tratamentos para um olho de peixe no pé. Portanto, esperamos que as dicas apresentadas lhe tenham sido úteis e que você consiga dar fim a esse problema tão incomodo.

Olho de Peixe no Pé: O que é, causas, como tratar, fotos
Avalie esta matéria!