Nascimento dos dentes causa manchas na pele do bebê?

Descubra se há relação entre o nascimento dos dentinhos e manchas na pele do seu bebê, e veja algumas dicas para aliviar os principais incômodos dessa fase

Escrito por -

Você é uma mãe de primeira viagem e quer saber se o nascimento dos dentes causa manchas na pele?

Na maioria das vezes essa fase é complicada, porque os pequenos sofrem de incômodos e dores durante este período. Os sintomas físicos podem surgir entre os 6 e 15 meses de idade da criança.

A maior parte dos sintomas e desconfortos são sentidos pelo bebê na sua boca. Outros possíveis sintomas são a febre, geralmente alta, infecções e manchas. A consulta regular ao médico pediatra pode ajudar nessa fase complicada para o bebê e seus pais, que ficam aflitos com os sintomas da criança.



Veja os principais sintomas e reações que o bebê pode ter com o nascimento dos dentes.

Sintomas de dente nascendo em bebê

A fase de dentição dos bebês pode apresentar diversos sintomas, alguns são claramente por esse motivo.

dente nascendo causa manchas na pele
Geralmente os sintomas aparecem bem antes que os dentes (Foto: Meu Bebê)

Os principais sintomas são:

  1. Manchas: O aparecimento de manchas vermelhas na pele do bebê pode ser dente nascendo, o excesso de saliva e possíveis contaminações podem causar dermatite na pele do bebê, sendo uma irritação na pele que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas, coceira e vermelhidão. Muitas da vermelhidão e manchas deve ao motivo do bebê ter uma pele sensível e delicada.
  1. Saliva em excesso: Aumento considerável da saliva, principalmente na semana que antecede o nascimento do dente. 
  1. Febre: Alguns bebês podem sofrer de febre durante o nascimento dos dentes, apesar de não existir comprovação médica clara da relação da febre com o aparecimento dos dentes. 
  1. Irritabilidade: A irritação acontece principalmente na hora da amamentação, pois a sucção pode causar atrito na gengiva que está sensível devido ao nascimento do dente. A gengiva pode também ficar inchada o que influencia no aumento da dor, desconforto e irritabilidade do bebê. 
  1. Sistema gastrointestinal: Podem surgir algumas alterações gastrointestinais no bebê durante essa fase, devido ao uso de objetos para morder – usados para amenizar um pouco a dor, e também aos seus dedos que são levados a boca com maior frequência, podem causar contaminação e desconfortos gastrointestinais.
  1. Outros sintomas: Alguns sintomas que também podem ocorrer são: vômito, fezes líquidas, secreção nasal aumentada, congestão, tosse, dificuldade no sono e movimentação, aumento das fezes, menor apetite, vermelhidão na pele.
nascimento dos dentes causa manchas na pele
(Foto: Bitufo)

Veja também: Como tirar manchas da pele causadas por feridas


Esses são alguns dos principais sintomas que o bebê na fase de dentição pode apresentar, alguns são bem comuns e normais durante o período, e desaparecem assim que o dente nasce. 

Tratamentos para desconfortos causados pelo nascimento dos dentes 

Alguns médicos indicam tratamentos que ajudam a amenizar os sintomas e desconfortos sentidos pela criança na fase de dentição. Alguns tratamentos indicados são:

  • Alimentos e bebidas em temperatura fria;
  • Massagem na gengiva com o auxílio de escova massageadora específica para massagear a gengiva do bebê;
  • Mordedores que podem diminuir a dor e desconforto;
  • Pomadas que são próprias para aliviar o desconforto na gengiva;
  • Para as manchas, o uso de pomadas próprias, e o corte da unha e higienização de suas mãos de forma regular podem aliviar os sintomas durante o nascimento dos dentes.


Saiba mais: Como cuidar da pele morena: dicas

Lembre-se que o médico pediatra sempre deve ser consultado, pois os sintomas de dente nascendo em bebê podem ser confundidos com outras doenças que apresentam o mesmo quadro.



Nascimento dos dentes causa manchas na pele do bebê?
Avalie esta matéria!