Manteiga de cacau tira manchas na pele?

Conheça todos os benefícios que a manteiga de cacau pode oferecer a nossa pele e descubra se ele é indicada para as temidas manchas

Escrito por -

A manteiga de cacau é conhecida em todo o mundo. Isso porque possui propriedades milagrosas para o nosso o corpo, em especial para a pele.

Nesse artigo falaremos sobre a importância da manteiga de cacau como uma aliada à saúde da derme e da epiderme, em específico sobre a pergunta que muitas se fazem: a manteiga de cacau tira manchas na pele?

Antes de respondermos à sua pergunta, veremos o que é a manteiga de cacau.

O que é manteiga de cacau?

A manteiga de cacau é uma substância de característica oleosa. Ela é extraída da fruta chamada cacau. Das sementes ou grãos fermentados da fruta se processa o tão conhecido e delicioso chocolate, e também a milagrosa manteiga de cacau.

Embora não tenha o sabor agradável do chocolate, a manteiga de cacau possui um bom aroma e quando usada corretamente traz benefícios para a pele devido às suas propriedades, emoliente, antioxidante, cicatrizante, hidratação, calmante e nutrição, que contribui para a prevenção e retardamento do envelhecimento precoce da pele.

Manteiga de cacau tira manchas
A Manteiga de Cacau também pode ajudar a hidratar o cabelo (Foto: Lar Natural)

Também destacamos neste conjunto de propriedades a presença de diversas substâncias como a classe dos ômegas, das vitaminas (tipos A, D, E, K), dos minerais como ferro, cálcio e fósforo, dos ácidos graxos e do retinol.

Saiba mais: Impingem na pele: como se pega, tratamento

Todo esse conjunto de caraterísticas e propriedades fazem da manteiga de cacau matéria prima para produtos de beleza, além de remédio para muitos dos problemas de pele enfrentados por homens e mulheres.

Indicações da manteiga de cacau

Numa listagem, podemos citar algumas das principais indicações da manteiga de cacau:

– acalma a pele irritada;

– hidrata a pele seca e rachada;

– alivia a aparência das cicatrizes;

– ajuda na cicatrização de edemas na pele;

– propicia a firmeza e a elasticidade da pele;

– previne manchas na pele;

– amacia e suaviza a pele com acne;

– suaviza as estrias;

– retarda o enevelhecimento precoce da pele;

– aumenta a nutrição da pele com sua ação vasodilatadora.

Indicações da manteiga de cacau
(Foto: tudo sobre pele)

Leia ainda: Lúpus causa manchas vermelhas na pele?

Manteiga de cacau tira manchas na pele?

É comum na internet encontrarmos artigos afirmando que a manteiga de cacau possui propriedades naturais capazes de tirar manchas escuras na pele.

Também encontramos produtos artesanais que prometem esse milagre. E indo além, nas farmácias e drogarias também são comercializados produtos para este fim.

A comunidade médica e alguns farmacêuticos afirmam que a manteiga de cacau não possui ação capaz de remover manchas na pele. O que é possível acontecer é suavizar essas manchas.

Por exemplo, uma pele manchada devido à ação da acne, é também uma pele seca, rachada, áspera, sem brilho e irritada. Neste caso a manteiga de cacau agirá sobre todos esses problemas suavizando e o resultado será uma pele mais macia e suave.

Esse aspecto de suavidade e maciez da pele dará a sensação de alívio das manchas escuras. Pois a pele estará hidratada, firme e elástica, além de nutrida pela maior ação vasodilatadora observada na derme.

Mas, não há dúvida de que a manteiga de cacau é ótima para a saúde da derme. Fazer uso em seu dia a dia de loções, cremes e bastões de manteiga de cacau é uma atitude saudável que certamente lhe trará retorno satisfatório.

No caso específico das manchas na pele, independente de removê-las total ou não, o que valerá é o seu bem-estar. Se a pele manchada preocupa você mas o uso da manteiga de cacau tem possibilitado melhorias, continue utilizando e sinta-se bem com você mesmo.

Aproveite todos os benefícios da manteiga de cacau!

Manteiga de cacau tira manchas na pele?
Avalie esta matéria!