Manchas vermelhas na pele que coçam

Manchas vermelhas na pele que coçam são um tormento para quem sofre com esse problema.

Escrito por -

Manchas vermelhas na pele que coçam são um tormento para quem sofre com esse problema.

Manchas vermelhas na pele que coçam

Não são raras as ocorrências de aparecimento de manchas vermelhas na pele que causam coceira frequente (ou rash pruriginoso). Nessa matéria, listaremos as principais doenças dentre cujos sintomas está o aparecimento dessas manchas, além da diferença entre essas manchas.

Alergia ou urticária

A urticária é uma doença bastante comum e figura entre uma das principais causas do prurido. As causas de urticária mais frequentes são crises alérgicas, e nesses casos as manchas costumam ser arredondadas, pequenas, vermelhas ou brancas. Contudo, a urticária também pode ser desencadeada por processos não alérgicos, como infecções bacterianas ou virais.

Foto: Divulgação
Manchas vermelhas causadas por urticária. (Foto: Divulgação)

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele relativamente comum e não-contagiosa. Suas causas são desconhecidas, mas acredita-se que ela pode estar relacionada a defeitos no sistema imunológico do indivíduo, à suscetibilidade genética e às interações com o meio ambiente. Os sintomas da doença variam de pessoa para pessoa, mas dentre os mais comuns estão as manchas de centro branco e bordas vermelhas, que causam muita coceira e podem também descamar.

Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, muito comum em áreas litorâneas em épocas de grande chuva. Dentre os diversos sintomas da doença, está o aparecimento de manchas vermelhas, que podem ou não acompanhar coceira. As pintas costumam aparecer primeiro no rosto e, depois, espalhar-se por todo o corpo.

A dengue pode causar machas na pele (Foto: Divulgação)
A dengue pode causar machas na pele (Foto: Divulgação)

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma irritação da pele, causada pelo contato direto com alguma substância irritante, agressiva ou causadora de alergias. O principal sintoma da dermatite de contato é o surgimento de uma mancha avermelhada no local que entrou em contato com a substância irritante; a mancha pode apresentar coceira ou ardência.

Eczema atópico (dermatite)

O eczema atópico, também conhecido como dermatite atópica, é uma erupção pruriginosa muito comum em bebês e crianças, mas também pode ocorrer em adultos. As causas da doença estão em defeitos genéticos de algumas proteínas que participam da constituição da pele. As manchas costumam ser avermelhadas ou acastanhadas e aparecer principalmente em áreas de dobras, como cotovelos, joelhos e pescoço.

Lúpus discoide

O lúpus é uma das doenças autoimunes mais comuns, e dentre as suas variações, está o lúpus discoide, cujas inflamações são limitadas à pele. As lesões cutâneas, manchas avermelhadas e planas, aparecem em partes diversas do corpo, mas as regiões de ocorrência mais frequente são o couro cabeludo, a nuca e o rosto.

Picadas de mosquito

As picadas de mosquito são causas muito comuns de manchas vermelhas que apresentam coceira. Isso acontece porque, ao picar uma pessoa, a saliva do mosquito entra em contato com a pele, e essa saliva possui a ação anticoagulante que causa a reação alérgica, seguida do aparecimento de uma mancha pequena, avermelhada e em relevo no local da picada. A sensibilidade às picadas varia de pessoa para pessoa.

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é outra ocorrência bastante comum de manchas vermelhas na pele que coçam. Acredita-se que suas origens estejam no contágio com o herpesvírus humano (contudo, a doença não é contagiosa). Na maioria dos casos, o rash começa com uma única lesão rósea e arredondada, com uma leve descamação; porém, alguns dias depois, novas pequenas lesões começam a surgir ao longo do tronco e ao redor da virilha.

AIDS

A AIDS é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais conhecidas da sociedade atual, cujo principal dano é dirigido ao sistema imunológico do paciente. Após um tempo médio de 10 anos de convivência com o HIV, podem aparecer as manchas arredondadas, avermelhadas e pequenas, com um ligeiro relevo.

Importante: sempre que observar Manchas vermelhas na pele que coçam procure um médico para que ele faça o diagnóstico correto de seu caso.