Manchas vermelhas na pele do bebê: O que pode ser?

Somente um pediatra pode descobrir a origem do problema, mas é importante que você conheça algumas doenças comuns para ajudar a identificar mais rápido

Escrito por -

Manchas vermelhas na pele do bebê podem ser sintomas de diversas doenças dermatológicas ou, muitas vezes, estar ligada ao contato da pele do bebê com alguma substância alergênica, como picada de insetos, cremes e pomadas. Por isso, é sempre importante estar atento a qualquer sinal de anormalidade na rotina da criança, como febres constantes e choros prolongados.

Os bebês são criaturas pequenas e frágeis, por isso todo o cuidado com eles é pouco. Qualquer sinal fora do comum que ele apresente no dia-a-dia deve ser motivo de preocupação para os pais, que devem recorrer imediatamente a um pediatra. Um problema que acontece bastante com os pequeninos é o aparecimento de manchas vermelhas em suas peles sensíveis, o que muitas vezes vem acompanhado de crises febris.

O que pode causar manchas vermelhas na pele do bebê

Conheças algumas possíveis causas de manchas vermelhas na pele de um bebê:

Roséola – É uma infecção viral infecciosa comum em crianças de seis meses a três anos de idade que provoca diversas manchas vermelhas na pele. Geralmente, antes das manchas aparecerem, o bebê costuma sofrer com febres constantes por alguns dias. Não é considerada uma doença grave e, apenas em alguns casos de febres muito altas, pode gerar complicações mais sérias. Assim como em outras doenças virais, a roséola é transmitida por meio de contato com outras pessoas.

Manchas vermelhas na pele do bebe
Fique atento aos sintomas relacionados para tentar descobrir a causa (Foto: Bundoo)

Dermatite – Essa não costuma causar febre, mas provoca manchas vermelhas que coçam, descamam e incham, podendo apresentar também pequenas bolhas. A dermatite pode ser alérgica, apresentando seus sintomas logo após o contato com uma substância alergênica ou até 48 horas depois. Existe também a dermatite da fralda, que ocorre com alguns bebês após o contato com a fralda. Para evitar esses problemas, os pais devem  descobrir o produto que causa a alergia e evitá-lo, além de trocar a fralda com mais frequência e cuidar mais da higienização do bebê.

o que causa manchas vermelhas
(Foto: Priscilla Filippo)

Leia mais: Hepatite C causa manchas na pele?

Eritema tóxico – Provoca manchas vermelhas e arredondadas que possuem bordas pouco elevadas e mal definidas. Em alguns casos, elas podem apresentar um pequeno ponto amarelado no centro. As manchas, que duram cerca de duas semanas, costumam aparecer em áreas específicas do corpo do bebê, como tórax, rosto, bumbum e braços. Como é uma doença inofensiva, não existe um tratamento ideal para o eritema tóxico. Mas os pais podem usar cremes e pomadas hipoalergênicas para aliviar os sintomas.

doenças na pele do bebe
(Foto: SuBebé)

Brotoeja – Também provoca manchas avermelhadas e coceira. Costumam aparecer no abdômen, axilas e pernas do bebê, normalmente durante o verão. Elas são causadas por uma obstrução nos dutos que transportam o suor para a pele, o que causa uma ruptura nos mesmos, causando erupções na pele popularmente conhecidas como brotoeja. Para evitar, é ideal que os pais mantenham a pele de seus filhos sempre limpa e fresca, vestindo-os com roupas leves. Também é importante que se use algum creme para alergia indicado por um pediatra.

manchas vermelhas no corpo do bebe
(Foto: Tua Saúde)

Saiba ainda: Dicas de como melhorar a aparência da pele

Alguns desses problemas acontecem com frequência nos primeiros meses de vida dos bebês, alguns acontecem devido a sensibilidade da pele e outros são decorrentes de doenças como as que pôde ver acima.

Portanto, se notar manchas vermelhas na pele do bebê,  fique atento e tente identificar a causa. Caso as manchas persistam, leve-o ao médico para uma avaliação.

Manchas vermelhas na pele do bebê: O que pode ser?
Avalie esta matéria!