Manchas vermelhas na glande que não coçam: O que pode ser

Se você quer saber se manchas vermelhas na glande que não coçam representam algum perigo a sua saúde, confira esta matéria para tirar todas as sua dúvidas.

Escrito por -

Manchas vermelhas na glande que não coçam podem ter diversas origens, por isso é tão importante se informar sobre o assunto.

Manchas são sempre um grande incômodo, e nos homens um local do corpo que pode aparecer manchas é na glande, gerando desconforto e constrangimento. Mas o que pode ser as temidas manchas vermelhas na glande?

O pênis é um órgão delicado, que pode sofrer com várias enfermidades, uma das mais comuns são manchas e coceiras. A falta de higiene correta, uso de substâncias para higienização com componentes que causam alergia são as principais causas para aparecimento desse problema.



Saiba aqui, os principais motivos do aparecimento das manchas, como evitar e amenizar as manchas na glande.

Pequenas manchas vermelhas na glande

As causas do problema podem ser muitas. Saiba as mais comuns:

Bactérias: podem contribuir para o aparecimento de manchas e irritação no pênis, muitas dessas bactérias são causadas por suor, sujeira, roupas apertadas e falta de ventilação.

Evitar as causas da proliferação das bactérias é importante para evitar a irritação e coceira no pênis.

Manchas vermelhas na glande que não coçam
A glande é uma região muito sensível (Foto: MD.Saúde)

Alergia: as alergias são comuns na pele, ainda mais em locais sensíveis como a glande, sendo causados por produtos alérgicos a pele como: sabonete, hidratante, shampoo dentre outros produtos ou medicamentos que podem entrar em contato com a pele e causar alergia e aparecimento de manchas.

Herpes: o herpes é um vírus que pode ser transmitido pelo contato íntimo com pessoa infectada, sendo mais comum surgirem nos genitais e boca.

O herpes surge através de bolhas que causam coceira, devendo evitar coçar ou estourar suas bolhas, pois seu líquido contém o vírus, que pode contaminar outros locais do corpo.

O herpes pode surgir de repente, após alguns dias de contato com a pessoa infectada, uma vez contaminado pelo herpes, o indivíduo sempre terá o vírus, já que sua cura definitiva ainda não foi encontrada. As bolhas do herpes podem causar coceiras e incômodo, e podem reaparecer após uma baixa na imunidade.

Para evitar o vírus, tome precauções e evite contato íntimo ou com a saliva do indivíduo que esteja com surto de herpes. Ao surgir o vírus, o médico deve ser consultado imediatamente, para receitar o remédio ou pomada para amenizar e até diminuir os dias de surto do herpes.

Leia mais: Secativo de espinhas caseiro para pele

Manchas vermelhas na glande que aparecem e desaparecem

Algumas manchas que aparecem na glande podem aparecer e desaparecer sem tratamento, isso pode ser motivado por uma leve irritação no local, que após alguns dias desaparece sem necessidade de tratamento.


Algumas das manchas podem provocar coceiras, ardência, inchaço e irritação, nesse caso, ir ao médico é questão de emergência, evitando problemas mais sérios na região. O médico deve propor tratamento adequado a fim de amenizar a coceira e desaparecimento do problema.

Manchas avermelhadas na glande: Higiene

A maioria das manchas e coceiras na glande são causadas por falta de higiene correta, a maior parte delas não são graves, sendo comum seu aparecimento.

manchas vermelhas na glande tratamento
(Foto: Vida Ativa)

Para evitar o problema ou amenizá-lo, siga essa orientação sobre higiene correta:

  • Se estiver com manchas, lave corretamente o local 3 vezes ao dia com sabonete neutro, fazendo movimentos suaves, ao terminar seque bem com toalha limpa e seca.

Saiba ainda: Nascimento dos dentes causa manchas na pele do bebê?

A higienização correta vai amenizar as manchas que forem causadas por bactérias ou fungos. Lembre-se de trocar sempre a roupa íntima, que deve ser lavada e passada a ferro antes do uso.

Esses cuidados ajudam a amenizar e evitar o problema, porém é sempre importante um exame feito pelo médico, que é o profissional adequado para verificar se o problema é uma simples irritação na pele ou causado por outras doenças mais graves. 



Manchas vermelhas na glande que não coçam: O que pode ser
Avalie esta matéria!