Manchas roxas no corpo, o que significa?

É muito importante observar a mancha roxa e verificar se existe algum sinal característico por trás disso

Escrito por -


Hematomas no corpo podem sinalizar doenças; e manchas roxas no corpo, o que significa?

Para quem desconhece o significado da palavra hematoma (ou manchas), essa definição é devido ao acúmulo de sangue em determinada região do corpo após um traumatismo ocasionado por batida, alterando de cor devido a diversos tipos de reações capilares do tecido circulante.
Para diferenciar e nomear cada uma delas saiba que a mancha pode ser classificada em três tipos:

  • Petéquias (pontos vermelhos);
  • Equimoses (mancha vinhosa);
  • Hematomas (grandes manchas roxas);

Manchas roxas no corpo, o que significa?

Nosso corpo consegue distinguir diversos tipos de reações e hematomas em qualquer parte: Na cabeça, braço, pernas, não importa, qualquer tipo de sintoma merece além de total atenção, muito cuidado! Procure seu médico ou um pronto atendimento com dermatologista para verificar os possíveis problemas e se a manifestação das manchas é algo mais grave que deve ser considerado através de exames e diagnósticos.



Leia mais: Manchas brancas na pele, o que pode ser?

Foto: Revivalabs
Foto: Revivalabs

Na grande maioria das vezes, as manchas roxas no corpo que não apresentam dor ou inchaço, são ocasionadas por um momento de nervoso, ansiedade e estado emocional variado. O importante é sempre verificar se a consequência é devido a batidas, lesões ou se existe algum sinal característico por trás disso.
Os sintomas mais comuns quando são manchas subcutâneas é dor, inchaço e uma leve elevação do local. Quando não apresentado, é possível detectar através de exames clínicos o caso para reversão e se necessário ao tipo de diagnóstico, uma possível drenagem.

Doenças que causam manchas roxas no corpo:

Os hematomas mais comuns causados por batidas duram em média sete dias, clareando e sumindo lentamente ao longo dos dias. Não existe uma fórmula específica para diminuir o roxo, entretanto, algumas doenças que causam manchas e podem ser diagnosticadas no corpo e algumas vezes tratadas com remédios são:


  • AIDS ou HIV: Neste caso a mancha não some com o tempo;
  • Leucemia: Manchas roxas em todas as partes do corpo ou em região específica, além de sintomas como anemia e palpitações;
  • Manchas roxas ou vermelhas no peito: Sinal de lúpus causando vermelhidão no rosto e nariz;
  • Hepatite C ou Cirrose;
  • Problemas renais;
  • Trombocitopênica imunológica;

    Foto: Ehow.com
    Foto: Ehow.com

Mas antes de criar algum tipo de pânico, saiba que vários fatores são responsáveis por manchas roxas no corpo, principalmente no corpo da mulher no período menstrual ou outros fatores hormonais. Para afastar a possibilidade de outras doenças ou manchas em um curto espaço de tempo, é necessário consultar um médico especialista para diagnosticar o aparecimento súbito de manchas principalmente em pessoas sem histórico de doenças ou alterações desse tipo no corpo.

Manchas roxas no corpo, o que significa?
Avalie esta matéria!