Manchas no pescoço que parece sujeira – O que pode ser?

É importante ficar atento as manchas que aparecem no corpo pois elas podem ter inúmeras causas

Escrito por -

Há uma infinidade de tipos de manchas e elas podem dizer muitas coisas sobre nós e a nossa saúde, um exemplo são aquelas manchas que ficam no pescoço parecem sujeira, mas elas podem ser um sinal do seu corpo, por isso é importante ficar atento!

Existem algumas reações do nosso corpo que surgem em forma de manchas e escurecimento e que  pode levar-nos a questionar se estamos fazendo nossa higienização como é devida; entretanto, algumas vezes é apenas o sintoma da Acantose Nigricans; saiba mais aqui.

Veja também: Como clarear a pele com bicarbonato e água oxigenada

Manchas no corpo que parece sujeira – O que pode ser?

OK, realmente podemos apresentar em alguma parte do corpo manchas decorrentes de queimaduras, reações alérgicas, irritação e… sujidades; as últimas, após uma boa higienização sairão com facilidade; as que permanecem são, então, alerta para que busquemos sua causa.

manchas escuras no pescoço que parecem sujeira
As manchas escuras no pescoço podem ser Acantose Nigricans (Foto: Divulgação)

Se a mancha em seu corpo tem cor castanha, aspecto aveludado e está localizada nas axilas, virilhas ou pescoço, elas podem ser decorrentes do início do diabetes. Elas surgem por causa da variação hormonal que é causa do diabetes, na tentativa que o organismo faz de manter o nível de insulina adequado; esta doença precisa ser combatida logo de início e, se já estiver instalada no organismo, monitorada para que seu avanço não cause males maiores.

Saiba mais sobro o diabetes:

O que pode causar manchas escuras no pescoço?

Como falamos várias são as causas, mas se as manchas têm aspecto aveludado, cor castanha e estão próximas de axilas, virilhas e no pescoço, dando a impressão de que esta parte do corpo está suja, podem ser causadas pelo diabetes e chamam-se Acantose Nigricans.

Uma vez detectada estas manchas com aparência de sujidades, você deve procurar um dermatologista e este, percebendo que elas podem ser causadas pelos níveis descontrolados de glicose, vai, certamente, aventar a possibilidade do diabetes e pedirá novos exames.

Uma vez detectada a origem e conhecendo seu metabolismo, o médico estabelecerá uma dieta adequada e indicará a medicação apropriada a seu histórico de saúde.

manchas escuras na pele
Manchas escuras nas “dobras” da pele são um dos sintomas de diabetes (Foto: ymed)

Saiba mais sobre as manchas causadas pela diabetes: Manchas escuras no corpo pode ser diabetes?

Tratamento para manchas escuras no pescoço

Se as manchas forem a Acantose Nigricans elas iniciarão um declínio assim que os níveis hormonais comecem a entrar em estabilização. Detectada a causa, ataca-se o problema com a medicação correta e os efeitos tendem a ser minimizados e, no caso das manchas, com grande possibilidade de eliminação total.

Alguns tratamentos dermatológicos poderão ser associados à medicação; a indicação de cremes e ou pomadas também poderão ser uma alternativa usada pelo dermatologista, mas que fique claro que qualquer um deles, medicação interna ou de uso tópico (externo) deve ser gerada por um especialista. Portanto, detectando em seu corpo este tipo de mancha cuide-se, consultando um dermatologista ou clínico geral; faça seus exames e siga corretamente a orientação médica que, com certeza, elas estarão eliminadas no menor espaço de tempo.

Manchas no pescoço que parece sujeira – O que pode ser?
Avalie esta matéria!