Manchas na pele pode ser verme?

Os sintomas das verminoses no corpo humano variam de acordo com cada tipo de verme, por isso, é importante que você se informe sobre o assunto

Escrito por -

Manchas na pele pode ser verme? Vamos obter aqui algumas informações que confirmam ou não esse questionamento.

Manchas na pele podem ser o significado de muitas doenças e condições do nosso corpo, uma vez que quando nosso organismo se altera as respostas podem vir de várias maneiras, representadas em fases e consequências no corpo.

Por isso que muitas das manchas podem sim serem ocasionadas por fatores que, a primeira vista, pareçam não relacionados a outros problemas do nosso corpo, mas na verdade são. E uma dessas situações são os vermes, que se apresentam na pele, na maioria das vezes, como sintomas.

Vejamos abaixo quais vermes podem ser e suas principais consequências na nossa pele, auxiliando na correta identificação.

O que são vermes?

Vermes são animais invertebrados, que não possuem espinha dorsal. Os mesmos têm diversas espécies e qualificações, que variam de acordo com suas características e o ambiente em que se encontram, que são praticamente todos os existentes na face da terra.

pode ser verme
O tratamento de verminoses é realizado com medicamentos vermífugos(Foto: Saudicas)

Alguns deles são o que chamamos de parasitas, instalando-se em organismos vivos e utilizando-os como fonte de nutrição. Isso pode acontecer com outros animais, plantas e até nós, seres humanos. Vejamos quais vermes podem se alojar no nosso corpo e causar manchas em nossa pele.

Leia ainda: Manchas vermelhas na pele do bebê: O que pode ser?

Vermes que causam manchas no nosso corpo

Dos diversos vermes que existem sobre a face da terra, podemos encontrar alguns que se alojam em nosso corpo e trazem diversos sintomas. Confira como vermes deixam manchas na pele:

  • Ancilóstomo (amarelão): sua principal característica é a pele amarelada, trazendo ainda alterações no coração e pulmão;
  • Filária (elefantíase): deixa a pele grossa e áspera, porém os sintomas mais complexos são aqueles que envolvem a inflamação nos vasos linfáticos, trazendo dor muscular, intolerância à luz, inchaço da virilha, mamas, pernas e braços, além de gordura ou sangue na urina;
  • Larva migrans (bicho geográfico): traz muita coceira na pele e linhas avermelhadas que se parecem com mapas;
  • Bicho geográfico: um verme pouco comum no corpo humano, mas que quando se instala sua principal característica é a coceira na pele e o rastro que ele deixa, uma vez que o mesmo se instala por baixo da pele;
verme na pele
(Foto: MD.Saúde)

Saiba mais: Manchas vermelhas na pele do bebê: O que pode ser?

O que fazer caso tenha suspeita de vermes?

Agora que você já conhece alguns sintomas dos vermes que deixam manchas na pele, se suspeitar que está com vermes ou os encontrar nas fezes, busque auxílio médico, para que o mesmo realize os exames necessários, descobrindo qual o verme presente em seu organismo e podendo passar o tratamento mais indicado para a eliminação dos mesmos e tratamento dos sintomas.

No caso da coceira, é sempre bom evitá-las, para não ter mais manchas no corpo ou mesmo lesões, que podem se tornar bem graves. Em qualquer situação, procure ajuda médica.

Manchas na pele pode ser verme?
Avalie esta matéria!