Manchas na pele negra, como tratar

A razão peo aparecimento de manchas na pele negra, acontece principalmente durante a cicatrização, quando a pigmentação é ativada

Escrito por -


Entenda melhor sobre as manchas na pele negra, como tratar e como evitar:

A pele negra vem carregada de vantagens, como altos níveis de melanina e colágeno, o que a deixam resistente contra os efeitos negativos da radiação solar e também ao envelhecimento.

Mas existem cuidados especiais que devem ser tomados para que a pele não sofra com complicações como as manchas no rosto. O filtro solar e sabonetes específicos podem ser grandes aliados nessa luta por uma pele firme e bonita.



Leia mais: Manchas escuras na virilha – O que pode ser

Manchas na pele negra – Como tratar

Entenda mais sobre manchas na pele negra, como tratar e evitar o seu aparecimento.

Manchas na pele negra como tratar
Foto: Arynews.tv

Um das maiores e melhores diferenciais da pele negra – o alto nível de melanina – pode ser também o seu maior inimigo. Por causa da hiperpigmentação existe um maior risco do aparecimento de manchas na pele, como o melasma, por exemplo. Segundo dermatologistas, outro diferencial que também apresenta riscos, o alto nível de colágeno – responsável pela resistência aos efeitos do tempo – também pode resultar em queloides.

A razão pela alta suscetibilidade ao aparecimento de manchas, acontece principalmente durante a cicatrização, quando a pigmentação é ativada. Todo e qualquer tipo de processo inflamatório, ou capaz de causar irritação, é capaz de gerar escurecimento na pele.

Tratamento para manchas na pele negra

Um dos segredos no combate às manchas na pele negra é o tratamento preventivo. Eles são responsáveis por não permitir que a pessoa tenha algum tipo de alteração cutânea, o que pode levar à uma inflamação e, consequentemente, ao escurecimento.


Caso o paciente já possua espinhas, substâncias anti acne e clareadoras são grandes aliadas no tratamento.

O protetor solar também é um grande aliado. Principalmente quando usado em conjunto com produtos que possuem Vitamina C na sua composição. Kojico, Ácido Fítico e Alfa-Hidroxiácidos também são ingredientes importantes de se procurar na composição dos produtos utilizados no tratamento.

Como evitar as manchas?

Caso você opte pelo acompanhamento de uma clínica dermatológica, pergunte por tratamentos que utilizem laser fracionado. Mas é preciso tomar cuidado com tratamentos que possuam alguma forma de Fenol. Ele é um peeling extremamente agressivo, capaz de provocar queloides e cicatrizes hipertróficas.

O cuidado deve se estender à todos os tipos de peelings abrasivos, já que eles podem causar hipopigmentação, ou seja, a falta de pigmentação.

Para arrematar todos esses tratamentos, escolha um filtro solar e uma maquiagem adequados para a pele negra. Fator 30 é o ideal e pode ser usado tanto na pele oleosa, quanto na normal e mista.

Manchas na pele negra, como tratar
Avalie esta matéria!