Manchas na pele causadas pelo vírus HIV

Algumas manchas na pele pode ser um sinal de uma doença grave, como por exemplo HIV

Escrito por -


São muitos os motivos pelos quais uma pessoa com uma doença mais grave como a AIDS pode desenvolver manchas na pele causadas pelo vírus HIV e por isso, é sempre importante consultar um médico.

Diferença entre vírus HIV e AIDS

Ser portador do vírus HIV e ter AIDS não é a mesma coisa. Os portadores de HIV podem viver muitos anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença.

Para o diagnóstico de AIDS, estar infectado com o vírus HIV não é o suficiente, pois é necessário haver doenças causadas pela imunossupressão, ou seja, infecções desenvolvidas devido à queda do sistema imunológico.



Manchas na pele causadas pelo vírus HIV

manchas com aids
Foto: Nissantansonnhat

O HIV atua destruindo de forma gradual e lenta as células do sistema imunológico, chamadas linfócitos. Quando a quantidade de linfócitos está muito baixa e a de vírus está muito alta, o organismo fica vulnerável à infecções por meio de bactérias e fungos e neste quadro, surge a AIDS, podendo gerar até tumores.

AIDS causa manchas na pele?

Uma das doenças definidoras de AIDS é o Sarcoma de Kaposi, que é um tipo de câncer incomum. Esta doença se aproveita da baixa imunidade do soropositivo para se desenvolver.

 Sintomas

Um dos sintomas clássicos é o aparecimento de manchas arredondadas na pele, que podem ser vermelhas, roxas ou até mesmo marrons. Estas lesões não causam dor ou coceira, afetando geralmente as pernas, mucosa oral, mucosa genital e face. Em pacientes com alta imunossupressão, os tumores podem chegar aos órgãos internos, sendo mais frequente no sistema respiratório e gastrointestinal. O diagnóstico pode ser obtido através de uma biópsia.

Leia mais: Manchas escuras no corpo pode ser diabetes?


manchas da HIV
Foto: WikiHow

Pacientes portadores do vírus HIV, mas que não possuem AIDS, podem também apresentar manchas vermelhas. O sintoma mais comum é a febre, porém, de 48 a 72 horas após o início da mesma, podem surgir manchas na pele causadas pelo vírus HIV. São avermelhadas e mais evidentes no tórax, rosto e pescoço, podendo aparecer também na sola do pé ou palma da mão.

Manchas vermelhas no corpo indicam AIDS?

Ter manchas na pele pode indicar AIDS, porém, existem diversos motivos que podem causar estas lesões, como alergias, contato com produtos químicos e câncer de pele.

Para confirmação de AIDS, é necessário que o paciente também possua a quantidade de linfócitos CD4 menor que 200 células por milímetro cúbico.

Quando o organismo não está saudável, sinais são enviados através da pele e podem indicar doenças de fácil tratamento ou até doenças graves, portanto, é fundamental sempre consultar um médico.

Manchas na pele causadas pelo vírus HIV
Avalie esta matéria!