Manchas escuras no corpo pode ser diabetes?

A diabetes pode sim ocasionar manchas na pele, mas é necessário que você consulte o seu médico e tenha certeza se esse é realmente o causador das manchas ou se é outro fator

Escrito por -

Uma pergunta comum é se a diabetes pode ocasionar manchas escuras na pele. Se você também tem essa dúvida leia a matéria completa.

O corpo humano é uma máquina perfeita que deixa sinais caso haja algum problema para que as ‘engrenagens’ que o formam desempenhem a contento seu papel. Da mesma forma que uma doença dá seu sinal através dos sintomas a ela relacionados, o diabetes deixa no organismo humano sinalizações de que precisa ser cuidado e tratado para a manutenção da qualidade de vida, mesmo que a doença já tenha se instalado e tenha sido diagnosticada. Leia este post, pois pode ser muita valiosa a informação nele contida.

Confira também: Varizes causam manchas roxas nas pernas?

Manchas escuras no corpo pode ser diabetes?

manchas escuras e diabetes
É importante ficar atento as manchas na pele, pois elas podem ser sintomas de diabetes (Foto: us news)

Sim; vamos falar disto de forma clara e objetiva. O corpo do paciente diagnosticado com diabetes requer uma série de atenções e atividades específicas, para que ele possa se estabilizar, retornando a uma situação favorável para que o tratamento da doença prossiga. Não só a alimentação deve ser adaptada ao seu quadro físico, como atividades devem ser praticadas, de acordo com a orientação do médico;  e uma observação em seu corpo, tanto na pele quanto nas extremidades (dedos dos pés e mos) passam a ser objeto de constante verificação.

Saiba mais sobre a diabetes:

Diabetes provocam manchas na pele?

Sim; manchas, ferimentos, protuberâncias, ressecamentos, escurecimento de algumas áreas. Todas passíveis de cuidado e tratamento, desde que observadas e tratadas com a seriedade que o caso requer. O diabetes provoca uma  série de modificações no funcionamento do corpo e atinge muitos órgãos, debilitando-os caso o nível da glicose não seja mantido sob controle. Como a doença tem esta característica invasiva nos demais órgãos do corpo seu médico deve sempre ser  notificado de algo diferente que apareceu, aconteceu ou você sentiu.

Leia: Má circulação causa manchas escuras nas pernas

Manchas características de diabetes

No caso específico das manchas elas são observadas, principalmente nas peles das ‘dobras’, seja no pescoço, nas axilas ou virilhas. Tomam uma cor acinzentada, meio marrom, com aspecto aveludado, indicando que o diabetes esteja se instalando e é muito comum do caso do tipo 2, o mais comum desta doença.

manchas escuras na pele
Manchas escuras nas “dobras” da pele são um dos sintomas de diabetes (Foto: ymed)

Também é sinal da presença da doença uma mancha na canela, na parte da frente da perna, com as mesmas cores e contato aveludado. Loções, sabonetes, cremes, pomadas que possam ser utilizadas para minimizar o problema sempre são indicadas pelos médicos, aliados a uma hidratação consistente, limpeza e cuidado com as extremidades, como já falado.

Lembre-se que a medicina atualmente oferece inúmeras possibilidades de estabilização dos estágios das doenças, e com o diabetes não é diferente, bastando para isso uma postura mental otimista, cuidado consigo, carinho com seu corpo e de constante acompanhamento de seu especialista.

Você pode obter mais informações sobre o diabetes no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Manchas escuras no corpo pode ser diabetes?
Avalie esta matéria!