Manchas escuras na virilha – O que pode ser

As manchas na virilha ou escurecimento vaginal são provocadas por alterações na pigmentação da pele e recebem o nome de hipercromia

Escrito por -


Manchas escuras na virilha, o que pode ser? Tanto mulheres com idade mais avançada quanto as mais jovens podem apresentar algum tipo de problema estético na região da virilha e sofrerem algum tipo de complexo com isso. Algumas manchinhas escuras que aparecem nessa região incomodam bastante e pode aparecer em qualquer época e, mesmo que em regiões mais escondidas, quando você precisa utilizar um biquíni, por exemplo, isso acaba se tornando uma questão delicada.

É grande a preocupação das mulheres com a estética e a aparência e é comum o incômodo que essas manchas trazem. Algumas mulheres sentem vergonha até de se mostrar aos parceiros com roupas mais provocantes ou nuas e isso pode prejudicar a relação de intimidade do casal.

Manchas escuras na virilha – O que pode ser, como tratar

Essas manchas na virilha ou escurecimento vaginal são provocadas por alterações na pigmentação da pele e recebem o nome de hipercromia. Isso pode acontecer por causa da perda da elasticidade da pele do local, provocado pelo envelhecimento natural, gravidez, infecções vaginais, desnutrição, uso de roupas muito apertadas ou que provoquem o aquecimento exagerado da região, depilação e uso de cosméticos que tornem a pele mais sensível ao sol.



Leia também: Como fazer limpeza de pele caseira passo a passo

Foto: Indiatimes
Foto: Indiatimes

Mas, essas manchas escuras na virilha, o que pode ser afinal? Elas podem ser diversas coisas, como alergias, irritações causadas por cremes, depilação com lâmina, assaduras, intertrigo e outras. Para um melhor entendimento das manchas, o ideal é procurar um dermatologista.


No entanto, existem algumas dicas para prevenir essas indesejáveis manchas, como por exemplo, nunca usar cremes com álcool, preferir a depilação à laser ou com cera ao invés da lâmina, usar roupas mais leves e menos coladas no corpo, usar cremes específicos para o tipo de pele e caprichar no protetor solar.

Como clarear manchas escuras na virilha

O tratamento mais indicado é o Peeling genital, feito com soluções e ácidos que promovem a esfoliação da pele com a retirada de células velhas, tornando a pele mais elástica, hidratada e com coloração mais homogênea.

Existe também o clareamento a laser, feito através da aplicação de feixes de luz e calor do laser na pele afetada que se renova, melhorando o aspecto dessa região.

Manchas escuras na virilha – O que pode ser
Avalie esta matéria!