Manchas do Zika vírus no corpo, imagens

As manchas de Zika são um dos sintomas que podem ajudá-lo a identificar a doença, fique atento à elas

Escrito por -

Saiba mais sobre como identificar as manchas do Zika vírus no corpo, imagens:

Nos últimos meses, o Zika Vírus vem alarmando não só a população brasileira, como todo o mundo. A incerteza em relação a como a doença age no corpo humano, além de como identificar com certeza a manifestação da doença, deixam todos preocupados e sem instruções seguras e claras.

As confirmações de que as gestantes infectadas pelo Zika Vírus tem a possibilidade de gerar crianças com microcefalia (uma espécie de mal formação do cérebro, sendo irreversível), aumentou ainda mais a preocupação.

Entenda melhor como identificar as manchas do Zika, fazendo com que o tratamento e o combate ao vírus comece o mais cedo possível.

Manchas do Zika vírus, imagens
Foto: saudedoviajante.pr.gov.br

Fotos das Manchas do Zika Vírus no corpo

Mesmo tendo sido identificado por cientistas nos anos 40 (em pequenas aldeias africanas), o Zika Vírus só veio ganhar popularidade, principalmente no Brasil, no último ano.

Os primeiros casos foram registrados em maio de 2015, pelo Ministério da Saúde e desde então não pararam mais.

A transmissão do Zika Vírus é feita da mesma maneira que acontece com a Dengue e o Vírus Chikungunya, através do mosquito Aedes Aegypti. Mas já houveram registros científicos da transmissão do Zika através do sêmen, além do leite materno. Mas, até o momento, o Ministério da Saúde só reconhece a transmissão feita através do Aedes Aegypti.

Confira também: Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés, o que são?

Manchas do Zika vírus no corpo, imagens
Foto: saudedoviajante.pr.gov.br

Manchas do Zika vírus no corpo, imagens:

Para que o diagnóstico ocorra com precisão, é necessária a realização do exame PCR. Ele é feito entre o quarto e o sétimo dia, após o início dos sintomas. Os sintomas mais comuns são febre, olhos vermelhos e manchas vermelhas que provoquem coceira.

Gestantes e recém nascidos que estejam sob suspeita da doença tem prioridade nesse teste.

Como identificar manchas do Zika vírus no corpo
Foto: Divulgação

Como identificar as manchas do Zika?

Ainda não existe um tratamento específico para o Zika Vírus, exatamente como acontece com a Dengue e o chikungunya.

O que existe é a recomendação de um tratamento baseado no uso de Acetaminofeno (Paracetamol) ou Dipirona. Dessa forma ocorre o controle da febre e das dores no corpo.

Caso as manchas vermelhas com coceira persistam e incomodem, anti-histamínicos são recomendados. Mas é completamente desaconselhável o uso de drogas anti-inflamatórias, como ácido acetilsalicílico. Isso pode aumentar consideravelmente o risco de complicações hemorrágicas, além de diversas outras inflamações parecidas.

A melhor forma de prevenção é o controle do mosquito transmissor. Eliminando depósitos de água parada, não dando margem para os criadores. Além disso, fique sempre atento aos sintomas, incluindo as manchas do Zika vírus no corpo