Manchas do rosto causadas pela gravidez

As manchas que aparecem no rosto durante a gravidez têm nome, é a melasma

Escrito por -


Saiba mais sobre como tirar manchas do rosto causadas pela gravidez

 A gravidez é uma das fases mais aguardadas e delicadas na vida de uma mulher. As novidades acontecem em todas as áreas da vida e o corpo vive mudanças constantes durante os nove meses. Uma dessas mudanças pode ser o aparecimento de manchas do rosto, causadas pela gravidez. Além de incomodarem esteticamente, elas continuam mesmo depois do nascimento do bebê.

Entenda mais sobre como tratar manchas de gravidez no rosto e acabe de vez com esse incômodo.



Manchas do rosto causadas pela gravidez

As manchas que aparecem no rosto durante a gravidez têm nome, melasma. Mas, nesse período especifico, ele é classificado como cloasma gravídico. Elas aparecem devido às alterações hormonais que acontecem no corpo durante esses nove meses, principalmente por causa do desenvolvimento do bebê.

Leia também:Manchas de limão na pele – Como tirar, o que fazer

Manchas do rosto causadas pela gravidez
Foto: Khanghy

Mas, no geral, ainda não se sabe muito sobre os hormônios envolvidos no aparecimento dessas manchas. Uma das poucas certezas é o envolvimento do estrogênio e da progesterona. Existe certa desconfiança sobre a possível atuação do hormônio melanotrófico, responsável pela liberação da melanina (a proteína incumbida pela cor da pele).

Como tratar manchas de gravidez no rosto

Ainda não existe cura definitiva para o cloasma gravídico, mas existem maneiras de prevenção e controle. Mas isso não deve desanimar as mamães do tratamento! A indicação é que as manchas do rosto causadas pela gravidez sejam tratadas assim que aparecerem, já que a tendência é que elas se agravem e fiquem mais escuras com cada gravidez, especialmente no período que segue a gestação.


Também é necessário lembrar que nem todas as mulheres reagem de forma igual aos tratamentos para amenização do melasma. Ainda mais por ser um tratamento que exige paciência e muita disciplina, o que pode frustrar tanto o paciente como o médico.

Tratamentos para manchas de gravidez

Existem algumas formas de tratamento para o melasma mas, ainda assim, o ideal é investir na prevenção. Ela pode ser feita com a aplicação diária de protetor solar. A indicação é que ela seja feita após a lavagem do rosto, logo depois de acordar. Durante o dia a aplicação deve ser feita à cada duas horas, sempre depois de lavar o rosto com água e um sabonete específico para o tipo de pele.

Para quem já lida com o aparecimento do melasma, o tratamento pode ser feito com a ajuda de esfoliações químicas (sempre com acompanhamento médico). Essa pode ser uma aposta poderosa para amenização das manchas.

Manchas do rosto causadas pela gravidez
Avalie esta matéria!