Manchas de limão na pele – Como tirar, o que fazer

As manchas de limão na pele são causadas por conta do ácido da fruta quando em contato com os raios ultravioletas

Escrito por -


Estou com manchas de limão na pele – Como tirar, o que fazer? Tire suas dúvidas!

Aquelas manchas causadas pelo limão na pele são chamadas de fitofotomelanose e é uma manifestação alérgica que aparece quando você se expõe excessivamente ao sol tendo tido contato com plantas ou sucos de algumas frutas, principalmente o limão, a laranja e a tangerina.

Essa manifestação alérgica também ocorre quando em contato com outras substâncias, como por exemplo perfumes e refrigerantes, no entanto, nesse caso, essa reação é chamada de fotomelanose.



Manchas de limão na pele – Como tirar, o que fazer

Essas manchas, que geralmente são escuras e aparecem nas regiões afetadas, são causadas pelo sumo ácido da fruta quando em contato com os raios ultravioletas do sol. Elas têm a aparência semelhante a de uma queimadura que precisa ser tratada rapidamente para evitar que o quadro se agrave. É muito importante não esquecer de proteger a pele, especialmente as áreas que tiverem sido manchadas, o uso do protetor, por exemplo, evita os efeitos nocivos do sol, assim como o escurecimento das manchas ou o surgimento de novas.

Foto: Topwallpapers
Foto: Topwallpapers

Leia mais: Manchas roxas no corpo, o que significa?

Logo após o contato com as frutas já citadas ou alguns produtos como perfumes e refrigerantes, é aconselhável higienizar a área que esteve em contato retirando todo o resíduo do sumo, antes de receber os raios solares. Ou seja, lavar bem as mãos com água e sabão, além de não esquecer de lavar o rosto, especialmente em volta da boca.

Tratamento para manchas de limão na pele

Para o tratamento da fitofotomelanose não há muito o que fazer. Nos casos mais graves é recomendado procurar um dermatologista para prescrever um tratamento específico, porém, normalmente, as manchas desaparecem de forma espontânea e gradativa.


Foto: Jovenyguapa
Foto: Jovenyguapa

Uma sugestão para manchas de limão na pele são os despigmentantes, que podem ser utilizados para acelerar o processo e as reações mais intensas podem exigir o uso de medicamentos para seu controle. Por isso, caso as manchas se agravem e estejam incomodando bastante, é imprescindível procurar a ajuda de um dermatologista, que é quem poderá indicar o uso de medicamentos para seu controle.

Colocar compressas geladas com soro fisiológico e camomila é uma dica que ajuda a aliviar o incômodo e ardor imediatamente, mas não tratam as lesões.

Manchas de limão na pele – Como tirar, o que fazer
Avalie esta matéria!