Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés, o que são?

Algumas dicas podem ajudar a deixar as unhas sempre bonitas e bem hidratadas, evitando os traumas e os aspectos esbranquiçados

Escrito por -


Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés, o que são? Veja como tratar as manchas incomodas nas unhas:

As unhas são uma parte muito importante do nosso organismo e que muitas vezes não são vistas e nem tratadas com a atenção de que precisam. São formadas por células vivas e podem indicar as condições de saúde do nosso organismo.

Analisar cor, espessura, angulação e superfície é extremamente importante para avaliar o que está acontecendo com nosso corpo. Dependendo da tonalidade das manchas que as unhas apresentam, pode indicar problemas graves de saúde, por isso é importante ficar sempre de olho.



Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés – O que são?

Todos os tipos de manchinhas brancas nas unhas são chamados de leuconiquia focal. Quando elas são pequenos pontinhos brancos isso pode indicar traumas que passam despercebidos, como pancadas no momento em que se empurra a cutícula ou alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e até mesmo sabão.

Leia mais: Cisto na pele – O que é, causas, como tratar

Foto: Dailypakistan
Foto: Dailypakistan

Nesses casos, não há muito o que ser feito a não ser esperar que elas cresçam novamente e o problema irá se resolver com o tempo, mas sempre tomando o cuidado de manter mãos e pés hidratados. Ter uma alimentação ruim também reflete no aparecimento dessas manchas, a falta de zinco, cálcio, silício, ácido fólico e vitamina B12 pode estar associada ao enfraquecimento e aparecimento dessas manchas.

Como tratar manchas nas unhas

Além desses problemas menores, essas manchas podem ser indícios de problemas mais graves, como anemia, doenças cardíacas, doenças renais, hepáticas, digestivas, diabetes, hipertireoidismo, hipotireoidismo, psoríase, problemas na glândula suprarrenal e doenças infecciosas graves, como é o caso da meningite e septicemia. Por isso, é importante sempre consultar um médico para descobrir o seu tipo de problema.


Foto: Notallowedto
Foto: Notallowedto

Algumas dicas podem evitar as manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés e ajudar a deixar as unhas sempre bonitas e bem hidratadas. Dentre as principais coisas a serem feitas está: Ter uma boa alimentação, repondo as vitaminas que podem interferir na saúde das unhas, tirar bem o esmalte com removedor, não deixando nenhum resquício dele, além de passar um bom hidratante (como, por exemplo, aqueles que são à base de ureia) um dia antes de ir à manicure fazê-las novamente.

Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés, o que são?
Avalie esta matéria!