Manchas brancas na barriga e nas costas

As manchas brancas na pele podem ter várias causas e significar várias coisas, uma causa possível é a hipomelanose macular progressiva, saiba o que é isso

Escrito por -


Um dia você pode acordar e perceber algumas manchas brancas na barriga, nas costas e até perto das axilas. Saiba o que pode ser.

Por mais que não sejam doloridas, essas manchas afetam a aparência do corpo e muitas pessoas podem se sentir feias, com baixa autoestima por causa delas, além de ficarem preocupadas pensando o que as manchas brancas podem ser.

Existem muitas coisas que podem gerar essas manchas, e uma das possíveis causas é a hipomelanose macular progressiva, que explicaremos o que é e como tratar.



manchas brancas na pele o que pode ser
Foto: Objectif Santé

Veja também: Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés, o que são?

Manchas brancas na barriga e nas costas – O que pode ser?

A hipomelanose macular progressiva é mais comum na população feminina, com proporção de sete mulheres para cada homem afetado pela doença. Sua causa ainda não foi totalmente descoberta, sendo que alguns pesquisadores acreditam que ela aparece por causa de traços genéticos ou pelas células produtoras de melanina quando atingidas pela bactéria Propionibacterium acnes. Alguns também acreditam que as manchas aparecem depois de uma infecção local causada por fungos.

As manchas são arredondadas, bem definidas, planas e não escamam. É comum que apareçam pequenas manchas, que podem crescer e “encontrar” outras, criando uma grande mancha que pode cobrir parte da barriga ou das costas.

A doença ainda não é totalmente conhecida pelos médicos de todo o mundo, então, se você acredita que se encaixa nos sintomas, comente sobre a hipomelanose macular progressiva com seu médico. Caso ele não a conheça ou não tenha completo domínio no assunto, com esse aviso ele pode estudar e analisar o caso para te dar um atendimento satisfatório.

Doenças que causam manchas brancas na barriga

É comum confundir a hipomelanose macular progressiva com doenças bem mais graves como hanseníase, por isso seu médico fará diversas perguntas e possíveis exames, por isso certifique-se de dar todos os detalhes possíveis!

A hipomelanose macular progressiva também pode surgir como um sintoma de doenças mais graves, como micose, micose fungóide (que é um tipo de câncer de pele), ou até da própria hanseníase. Por isso, não deixe de marcar uma consulta com seu médico o mais rápido possível e previna-se!


Conheça outras causas de manchas brancas na pele: Manchas brancas nas unhas das mãos e dos pés, o que são?

manchas brancas na barriga e costas
Muitas doenças podem causar manchas brancas na pele das costas e barriga (Foto: Sweetestpersonblog)

 Como tratar as manchas brancas no corpo

Ao descobrir que tem a condições, muitas pessoas se preocupam em saber como curar a hipomelanose macular progressiva, mas infelizmente a doença ainda não tem cura desenvolvida.

Porém, é possível controlá-la com a combinação de tratamentos com antibióticos orais e banhos de luz – solar ou emitida por máquinas médicas. Para saber a melhor forma de tratamento no seu caso, converse com seu médico e certifique-se de explorar todas as possibilidades.

Atenção: nunca se automedique, é para cuidar de você e da sua saúde que os médicos existem, por isso, ao aparecimento de manchas brancas na pele procure o médico!

Manchas brancas na barriga e nas costas
Avalie esta matéria!