Manchas amareladas na pele – O que pode ser?

Manchas amarelas no corpo pode ser um sinal de que você tenha Hepatite, Calculo Biliar e até Câncer de Pâncreas ou Fígado

Escrito por -

As manchas amareladas na pele podem indicar sinal de algum problema de saúde. Veja os tipos de manchas amarelas do corpo e suas causas:

O corpo humano é a máquina mais complexa da humanidade, e por isso é cheio de surpresas, algumas agradáveis e outras nem tanto assim. Nossa pele, o órgão mais extenso do corpo, recebe muitas dessas surpresas.

Isso acontece devido à grande relação que a pele tem com os demais órgãos, onde o mau funcionamento destes, além de toda a interferência externa (sol, vento, chuva, etc), acabam trazendo consequências visíveis à pele.

É comum  vermos nossa pele com alguns sinais como ressecamento, excesso de oleosidade ou mesmo manchas. Todas essas situações requerem muita atenção, e claro, a busca de auxílio médico e tratamento, uma vez que já é cientificamente comprovado que muitas doenças manifestam seus sintomas através da pele.

Manchas amareladas na pele – O que pode ser?

manchas amarelada na pele

Leia também: Creme para tirar manchas do rosto causadas pelo sol

O termo mancha refere-se à sujeira, algo não puro. Nossa pele possui uma coloração natural, que vai se alterando ao longo dos anos, principalmente quando não cuidamos com regularidade ou quando estamos com algum sério problema de saúde. E pelas manchas, que são alterações da tonalidade natural, podemos perceber esses problemas. As manchas amareladas podem aparecer de diversas formas, como:

  • Bolsas ao redor dos olhos;
  • Formações nos braços, pernas ou costas;
  • Manchas que podem aparecer no pescoço, rosto, tronco ou braços;
  • Pele toda amarelada, inclusive o branco dos olhos;
manchas amarelada na pele
Foto: Reference

 O que causa manchas amareladas na pele?

Diversos problemas podem causar manchas amareladas na pele, sendo que muitos deles ainda estão em descobrimento. O que já se sabe é que certas alterações na nossa saúde trazem efeito direto na pele. Dermatologistas agem então, não somente como médicos da pele, mas como investigadores do funcionamento do nosso corpo. Os principais tipos de manchas amareladas e suas causas são:

Colesterol alto ou Diabetes Xantelasmas: são aquelas manchas que aparecem embaixo dos olhos, e podem indicar que o colesterol no sangue está alto, uma vez que essas manchas são pequenos depósitos de gordura. Podem resultar também em formações amareladas nos braços, pernas ou costas, indicando diabetes não controlada;

manchas na pele
Foto: Reader’s Digest

Fungos Pitiríase versicolor: manchas que aparecem no pescoço, rosto, tronco ou braços, causadas por um fungo, o chamado Malassezia furfur, que resultam em infecções na pele, deixando-a amarelada;

Hepatite, Calculo Biliar, Câncer de Pâncreas ou Fígado, Infecções Icterícia: Pele mucosa e olho apresentam coloração amarelada devido ao aumento dos níveis de bilirrubina no sangue, sendo sinais de doenças como hepatite, calculo biliar, câncer de pâncreas, câncer de fígado ou mesmo ações infecciosas do organismo;

É importante nos lembrar de que, ao notarmos essas manchas ou qualquer outra alteração na tonalidade natural de nossa pele, devemos buscar auxílio médico, pois como citado acima muitas dessas manchas podem ser sinal de uma doença grave ou de complexo tratamento.