Mancha vermelha no olho: O que pode ser?

A mancha vermelha no olho conhecida como hiposfagma não exige tratamento específico na maioria das vezes, mas é importante procurar um médico para uma avaliação

Escrito por -


O tipo mais frequente de mancha vermelha no olho é chamado de hiposfagma, popularmente conhecido como derrame ocular.

Você alguma vez já acordou e, ao se olhar no espelho, viu que a parte branca do seu olho estava vermelha e não sabia o que estava acontecendo? Ou se deparou com os olhos vermelhos e cansados após um dia cansativo de trabalho e não sabia o que fazer?

Muitas pessoas já passaram por essa situação. A menos que esteja acontecendo quase todos os dias, que seja algo muito recorrente, ou que tenha levado uma pancada muito forte no olho, não precisa ficar preocupado.



Compreenda o que é essa mancha vermelha, como ocorre e o que fazer caso aconteça com você.

Mancha vermelha no olho pode ser o quê?

Também conhecido como hiposfagma, hemorragia subconjuntiva ou derrame ocular, a mancha vermelha no olho é algo muito comum e que quase todo mundo já teve algum dia.

Nossos olhos possuem vários vasos sanguíneos minúsculos que alimentam a musculatura ocular. Quando um, ou vários, desses vasos se rompe ou se dilata muito, acontece a famosa mancha vermelha nos olhos.

Essa mancha pode ser pequena ou grande, pode ser uma ou várias, mas elas geralmente são autolimitadas e inofensivas, ou seja, quando a veia se rompe ou se dilata, ela não irá se espalhar por todo o olho e ficará somente em uma parte sem fazer mal ao restante do corpo.

mancha vermelha no olho
A mancha vermelha no olho é chamada de hiposfagma (Foto: CEVIPA)

No caso de um dilatamento baixo, a mancha será pequena, mas se o dilatamento for maior ou de várias veias próximas, ela será maior.

Saiba mais: Produtos para tirar manchas do rosto: dicas

Quais os sintomas?

Diferente de uma conjuntivite ou algum outro trauma maior, a mancha vermelha no olho não provoca nenhuma dor latente, coceira ou qualquer outro incômodo ou problema em sua visão. Ela geralmente acontece por causa de:

  • Uma tosse violenta;
  • Uma crise de espirros fortes;
  • Levantamento de peso resultando num esforço físico muito grande;
  • Vômitos constantes;
  • Esforço para evacuar;
  • Esfregar os olhos vigorosamente.

Veia estourada no olho: o que fazer?

Bom, a mancha vermelha acontece dentro do seu globo ocular e você não terá muitas opções de tratamento, ou quase nenhuma. Uma coisa muito interessante em nosso corpo é que ele é capaz de se auto curar se dermos tempo ao tempo. Em outras palavras, a mancha vermelha geralmente some sozinha entre 10 a 14 dias e você não precisará gastar dinheiro com nenhum medicamento.


Veia estourada no olho
(Foto: Laura Williams)

Caso você tenha um pouco mais de pressa, uma dica muito boa é você colocar compressas de água fria duas vezes por dia no olho com a mancha vermelha. Como a dilatação dos vasos sanguíneos é uma reação quente, a compressa de água fria irá ajudar a comprimir os vasos e a absorver o sangue.

Veja também: Remédio caseiro para coceira no corpo e manchas vermelhas

Se você escolher ir ao oftalmologista, ele provavelmente lhe receitará as famosas lágrimas artificiais que ajudam com uma melhor lubrificação dos olhos e ajudam a diminuir a vermelhidão e as manchas. Diferente dos colírios que geralmente possuem algum fármaco mais forte e potente como antibióticos ou anti-inflamatórios, as lágrimas artificiais também são recomendadas para pacientes que possuem ressecamento da retina, ou seja, que não conseguem produzir a quantidade necessária de lágrimas para uma lubrificação adequada dos olhos ou que usam lentes de contato diariamente.

Derrame no olho é perigoso?

O derrame no olho derivado de uma veia estourada não é perigoso. Ele resulta de algum esforço indevido feito pelo seu corpo. Contudo, se você, recentemente, se submeteu a uma cirurgia na região dos olhos, ou por algum outro procedimento, é bom que você entre em contato com seu médico ou oftalmologista para que tenha certeza de que esteja tudo certo.

O “Canal Doutor Ajuda” tem mais informações sobre olhos vermelhos que podem tirar possíveis dúvidas do dia a dia. Confira:

Mancha vermelha no olho: O que pode ser?
Avalie esta matéria!