Mancha branca no dente: o que pode ser, como tratar

Veja como o uso excessivo de flúor pode causar manchas brancas nos dentes e saiba como isso pode ser evitado

Escrito por -


Apareceu uma mancha branca no dente? Não sabe o que é? É comum que os dentistas digam que os dentes são nosso cartão de visita, por isso é normal ficar preocupado.

É um dos primeiros detalhes que os outros reparam quando conversam conosco e pode fazer toda diferença inclusive nos traços do rosto de alguém.

Também é a boca que realiza algumas das funções que mais contam para o bem-estar do organismo no geral. A fala, eventual respiração e mastigação são fortes exemplos.



Higienizar bem esta parte do corpo é o começo de uma garantia de que não serão desenvolvidos problemas dentários.

O peso para a saúde e para a boa aparência faz com que a preocupação seja grande ao verificar que existe algo fora do comum. O maior problema costuma ser o aparecimento de manchas.

Manchas podem ser causadas por alimentação, consumo de café ou comportamentos do estilo de vida como o tabagismo. Mas e quando as manchas são brancas?

Mancha branca no dente é cárie?

Não necessariamente. A cárie não é a única causa, outros fatores também podem ocasionar o aparecimento de manchas brancas nos dentes, mas ela também pode sim ser a causadora destas perturbações nos dentes.

mancha branca no dente
Procure um dentista para saber a causa da mancha branca no dente e as formas de tratamento (Foto: Modern Touch Dental)

O que causa as manchas brancas ocasionadas por conta de cárie ativa ou inativa é a descalcificação. A mancha branca, nestes casos, costuma ser esbranquiçada, opaca no esmalte dos dentes e aparece depois de fenômenos acontecerem entre o esmalte dos dentes e os ácidos que as bactérias produzem.

O uso de aparelhos fixos ou móveis podem ser um facilitador para o aparecimento das manchas brancas, pois ajudam no aumento da produção de placa.

Também é comum verificar que as manchas brancas se encontram mais próximas de locais onde se passa o fio dental e onde há o natural acúmulo de placa nos dentes.

Uma boa higiene dental evita o aparecimento de placas, reduz as chances do surgimento de cáries e, por consequência, faz com que as manchas brancas não apareçam. Pelo menos não por este motivo.

O que pode ser?

Como dito anteriormente, mancha branca no dente pode ser sim cáries ativas ou inativas. Mas também podem vir de outro fator, como a fluorose.

Neste caso a mudança de coloração ocorre já no processo de composição dos dentes e se dá por conta da ingestão de flúor em quantidades excessivas.

mancha branca no dente como tirar
(Foto: Sorridere)

Neste caso há também alteração da cor dos dentes, num aspecto um pouco diferente do causado pela cárie. Aqui as manchas brancas aparecem na forma de pequenas linhas ou manchas menores, de coloração branca, sem alteração da textura.

Como tratar dente com mancha branca

Primeiramente é importante se livrar do tártaro e da cárie para evitar o surgimento de futuras novas manchas brancas. Este tipo de limpeza deve ser feito por um profissional e é recomendado que o processo seja repetido num período de 5 meses, sempre.


O tratamento das manchas brancas pode ser feito através de clareamento dental. Ao tornar os dentes mais brancos as manchas passam despercebidas. É importante buscar recomendação médica e não utilizar produtos para clareamento que desgastem o dente.

A microabrasão também é um procedimento que pode reduzir a incidência das manchas brancas. Neste caso é usado uma pasta abrasiva sobre os dentes.


Há também como utilizar resina composta em alguns casos e laminados de porcelana em outros.

Fotos de manchas brancas nos dentes

Às vezes o paciente fica em dúvida se realmente está com manchas, especialmente pelo fato das manchas brancas não se destacarem tanto. É recomendado verificar fotos de outros casos  de manchas brancas para comparar com o seu.

manchas no dentes
(Foto: Sonho Mágico)
mancha branca no dente de leite
(Foto: Clínica Villa Vita)
 o que é mancha branca no dente
(Foto: Dentiste Neuchâtel)

 

Mancha branca no dente: o que pode ser, como tratar
Avalie esta matéria!