Mancha amarela na pele pode indicar colesterol alto?

Surgiram bolinhas de gordura ao redor dos olhos e elas estão se espalhando pelo corpo? Saiba o que isso pode ser e quais riscos esse mal pode causar a sua saúde.

Escrito por -

Muitos tipos de doenças podem se manifestar por mudanças na pele, veja se mancha amarela na pele pode ser colesterol alto.

Um estudo feito na Universidade de Copenhagen na Dinamarca, comprova que as pessoas com colesterol alto possuem 48% de chance de sofrer com um ataque do coração. Esta pesquisa teve início em 1970, com a observação da saúde de aproximadamente 14 mil pacientes. Destas pessoas, 4,4% apresentavam manchas amarelas ao redor dos olhos, chamadas de xantelasmas. Cerca de 30 anos após o início do estudo, 1972 pacientes tiveram um ataque cardíaco, 3699 desenvolveram doenças relacionadas ao coração e 8507 foram a óbito.

Mancha amarela na pele pode indicar colesterol alto?

Já ouviu falar que manchas na pele podem ser sinal de distúrbios no organismo?

A mancha amarela na pele pode indicar colesterol alto, pois quem apresentava este sintoma sofria com a doença. Os dados do estudo comprovam que portadores de xantelasma era o grupo de risco devido os altos níveis de colesterol, apresentando 48% de chances a mais de sofrer de um ataque do coração e chances 14% maiores de morrer.

manchas na pele
Fique atento aos sinais observando a sua pele (Foto: G1 – Globo.com)

Leia também: Verrugas na pele pode ser HPV?

Colesterol alto causa manchas na pele?

O colesterol pode facilitar a ocorrência de muitos males para a saúde, mas será que o colesterol alto causa manchas na pele?

Sim, este distúrbio pode ser a causa de manchas amareladas ao redor dos olhos, chamadas de xantelasmas. Quando o nível de colesterol está alto, o corpo acaba criando depósitos de colesterol, que são essas marcas amarelas na região dos olhos. É possível que essas manchas apareçam em outros locais do corpo, porém, acabamos não percebendo tanto quanto nos olhos, pois é uma área onde as marcas amareladas se destacam, sendo mais perceptíveis.

Manchas amareladas ao redor dos olhos: o que pode ser?

Se você notou algumas marcas amarelas ao redor dos olhos, com certeza se perguntou “Manchas amarelas ao redor dos olhos, o que pode ser?”. Sem dúvidas isto significa que você deve se consultar com um médico. As manchas amarelas são os maiores indicadores de colesterol alto no organismo, o que pode levar a muitos males, até mesmo à morte!

Sintomas colesterol alto
(Foto: Hospital Previna)

Saiba mais: Como tirar mancha roxa de pancada na pele

Infelizmente, quando uma pessoa percebe as marcas amarelas ao redor dos olhos, os chamados xantelasmas causados devido os níveis alto de colesterol, vai direto ao dermatologista, desejando removê-las por fins estéticos, sem observar que isso pode ser evidência de outras doenças, por isso, se você perceber alguma mancha amarela ao redor dos olhos, é necessário procurar um médico e fazer um check up, onde os exames de sangue serão indispensáveis para saber como vai sua saúde.

Mancha amarela na pele pode indicar colesterol alto?
Avalie esta matéria!