Lúpus causa manchas vermelhas na pele?

Doenças autoimunes como o Lúpus ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo humano por engano

Escrito por -


Muitas pessoas se preguntam se Lúpus causa manchas vermelhas na pele, por isso resolvemos trazer informações sobre a doença.

O corpo humano está sempre suscetível ao aparecimento de inflamações com o passar do tempo. E o surgimento de manchas vermelhas na pele é um dos acontecimentos mais comuns e pode estar associado a uma doença chamada Lúpus.

O Lúpus (Lúpus Eritematoso Sistêmico é o nome técnico) é uma doença inflamatória que ainda precisa de confirmações em seus estudos. Ela é causada com o contato com agentes externos (como vírus ou bactérias) e causa lesões dentro dos tecidos humanos.



O surgimento dessa doença também pode estar ligada a fatores genéticos ou ambientais. É mais comum o surgimento em mulheres (principalmente em idade fértil) do que em homens.

Sintomas: Lúpus causa manchas vermelhas na pele?

Sempre que o assunto é uma doença, a primeira dúvida passa a ser os sintomas. Querendo confirmar se está com esse tipo de infecção, qualquer mancha vermelha passa a ser vista como sintoma do Lúpus, mas é preciso calma. Afinal, Lúpus causa manchas vermelhas na pele?

Lúpus causa manchas
A doença pode afetar articulações, rins, cérebro e também todos os demais órgãos (Foto: MD.Saúde)

Desde já você precisa saber que tudo dependerá de onde a doença se manifestar. O surgimento das manchas na pele está entre os grandes sintomas, porém não é o único que você deve se atentar.

Febre, nariz avermelhado, feridas na boca, fadiga, dores no corpo e tosse seca, por exemplo, estão entre os principais aspectos nesse sentido. Você deve estar atento a eles também.

Leia mais: Efeitos do Complexo B na pele

Os estudos feitos sobre a doença elencaram onze critérios para definição (e não apenas os principais que foram listados anteriormente). Os cientistas definem que são necessários que ao menos quatro deles apareçam – caso se confirme, você já pode definir a presença da doença.

Lúpus pode causar manchas na pele?

Sim, a doença Lúpus pode sim causar manchas na pele. Esse é um dos principais sintomas que ela causa e você deve estar atento. Caso surjam manchas na sua pele, considere sim a possibilidade de estar com Lúpus.

Ao mesmo tempo, você deve ter cuidado para não acelerar julgamento. Como viu, não é possível afirmar que ela tenha se instalado no seu corpo apenas pela incidência das manchas vermelhas. Outros sintomas precisam aparecer simultaneamente para garantir a presença do Lúpus.


sintomas lupus
(Foto: Fotos Antes e Depois)

Vale lembrar ainda que outras infecções também apresentam manchas vermelhas como sintomas. Por isso você deve estar sempre atento a qualquer surgimento diferente na pele ou no corpo.

Lúpus tem cura ou doença?

O Lúpus é uma doença que afeta o sistema imunológico (como a grande maioria dos problemas de saúde) e, consequentemente, também afetam outros sistemas do corpo humano.

Para combater esses sintomas existem alguns recursos que ajudarão a controlar a evolução da doença. Alguns recursos terapêuticos poderão ajudar e não possuem tantos efeitos colaterais, fato que ajuda na recuperação.

Saiba também: Verrugas na pele – Como tirar?

Quem possuir a doença ainda deve seguir algumas recomendações básicas para facilitar a recuperação como não ficar exposto ao sol, cortar qualquer tipo de álcool, cigarro ou drogas, além de manter atividades físicas regulares (não há necessidade de intensidade acima do normal).

Seguindo essas regras e realizando o tratamento adequado será possível ajudar a melhorar a recuperação e mitigar os efeitos do Lúpus.

Lúpus causa manchas vermelhas na pele?
Avalie esta matéria!