Hidroquinona clareia mesmo a pele?

O tratamento com hidroquinona é muito indicado pelos dermatologistas e é um método seguro se utilizado da maneira correta

Escrito por -

Você deve estar se perguntando se a hidriquinona clareia mesmo a pele, não é mesmo?

Como você já sabe, cuidar da pele é rotina para a maioria das mulheres. Estes cuidados incluem vários tipos de cremes, ácidos, produtos para dar brilho, hidratante, regeneradores e antioxidantes.

Esse arsenal é para lidar com qualquer tipo de problema que possa ameaçar o impecável tecido da pele, deixando-a lisa e, de preferência, totalmente uniforme.

A hidroquinona é mais um daqueles produtos que promete grandes milagres na pele. Usada para clarear manchas, hidroquinona é o assunto de debate entre seus defensores e seus inquisidores. Tudo isso porque se o produto não for usado da maneira correta, pode causar uma série de efeitos colaterais.

Continue lendo este artigo e descubra os incríveis poderes da hidroquinona.

Hidroquinona clareia mesmo a pele?

A hidroquinona é um composto orgânico aromático, usado para clarear manchas escuras na pele.

Vendido com nomes diferentes, o produto funciona como uma substância despigmentante, ajudando a evitar a produção de melanina pelas células e bloqueando o acumulado.

hidroquinona clareia
A hidroquinona não deve ser usada em concentrações maiores que 4% (Foto: Beleza Terra)

Esta função é o que dá o efeito na redução de manchas escuras, acne, cicatrizes e até sardas.

Leia mais: Vitaminas que fazem bem para a pele

Hidroquinona clareia a pele em quanto tempo?

Quer saber em quanto tempo a hidroquinona clareia a pele? Apesar de ser o ativo mais receitado por dermatologistas, e o mais eficaz para combater manchas, a hidroquinona geralmente só apresenta seus primeiros resultados após dois meses de aplicação.

Seu uso geralmente não pode exceder oito meses, porque expõe a pele a problemas com o uso prolongado.

Em geral, a pele fica mais bonita e uniforme, e alguns tipos de manchas, marcas e pintas desapareceram, outros se tornam menos perceptíveis e o rosto fica alguns tons mais claros. Desta forma, revela-se uma pele nova com menos imperfeições, e com um tom mais regular.

Como usar hidroquinona para clarear a pele?

À noite você deve lavar bem o rosto com um sabão suave e enxaguar a pele. Em seguida, aplique uma pequena quantidade do creme dermatológico sobre as manchas escuras, preferencialmente meia hora antes de deitar.

É importante tomar cuidado para não exagerar na aplicação. O produto deve desaparecer e não deixar sua pele branca.

clarear a pele com hidroquinona
(Foto: Portal do Melasma)

No momento de espalhar o produto no rosto, é recomendado evitar algumas regiões que naturalmente são mais sensíveis, como os olhos, cantos do nariz e na boca.

Saiba ainda: Dicas de produtos para deixar a pele limpa e jovem

A mesma recomendação se aplica para a áreas machucadas da pele (uma espinha inflamada, por exemplo).

De manhã, lave o rosto novamente para remover a hidroquinona. Após isso, aplique um pouco de creme hidratante para evitar o ressecamento. Também é recomendado o uso de protetor solar com fator de proteção 30 ou maior.

Portanto, se você deseja usar a hidroquinona para reduzir manchas escuras, acne, cicatrizes ou sardas tenha o cuidado de usar corretamente o produto. Além disso, qualquer medicamento deve ter um acompanhamento médico para obter melhores resultados e com a Hidroquinona não é diferente.

Hidroquinona clareia mesmo a pele?
Avalie esta matéria!