Hepatite C causa manchas na pele?

Não existe vacina contra a hepatite C, porém, a doença pode ser evitada através de alguns cuidados no dia a dia

Escrito por -


Muitas pessoas se perguntam se a hepatite C causa manchas na pele, e como essa doença é um tanto silenciosa, é muito importante buscar informações a respeito desse assunto.

Embora dolorosos e preocupantes, os sintomas de uma doença são a melhor forma que temos para descobrir a sua existência em nosso organismo. Infelizmente, a hepatite C é um tipo de infecção que esconde muito bem os seus sintomas, podendo não manifestá-los em anos após a infecção inicial. Por isso, além dos exames periódicos, é extremamente necessário ficar atento a quaisquer tipos de sinais que a doença possa apresentar no corpo, e entre eles estão algumas manchas na pele!

A Hepatite C é uma doença viral, e a mais comum entre os tipos de hepatite, principalmente por não manifestar sintomas claros, o que leva sua descoberta em um estágio avançado, e onde provavelmente, outras pessoas já foram contaminadas. A transmissão do agente viral ocorre por meio de transfusões de sangue, utilização de objetos mal esterilizados – principalmente seringas – em procedimentos de saúde ou consumo de drogas injetáveis, além de uma transmissão via ato sexual ainda não confirmada completamente.



Hepatite C causa manchas na pele?

A Hepatite causa no portador do vírus a inflamação do fígado, o que atrapalha o seu funcionamento e com o tempo começa a causar outras disfunções no organismo. No ápice da doença os infectados costumam sentir fortes dores abdominais, além de sofrerem com sangramentos no estômago, náuseas, febre e outros sintomas.

hepatite c causa manchas
Hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) (Foto: CRM Medicina Laboratorial)

E respondendo a pergunta: sim, a hepatite C pode causar manchas na pele! Entretanto, não é regra que tais manchas irão aparecer, ou que elas estejam diretamente ligadas ao vírus em questão. Algumas das manchas relacionadas à doença, surgem em detrimento das substâncias utilizadas durante o tratamento, e em decorrência do mau funcionamento do fígado.

Leia mais: Dicas de como melhorar a aparência da pele

Sintomas da hepatite C na pele

Um dos sintomas da hepatite mais característicos de modo geral, é a icterícia. Alteração na coloração da pele, e da região branca dos olhos, causada pela ineficiência do fígado em processar a bilirrubina, que ao se acumular na corrente sanguínea, acaba transferindo uma coloração amarelada a toda a extensão da pele.


hepatite c na pele
(Foto: UOL Notícias)

Este sintoma não é recorrente em casos de hepatite C, entretanto, e quando acontece significa que o fígado sofreu algum dano crônico em seu funcionamento.

Outro sintoma dermatológico observado em portadores da hepatite C, é a vermelhidão nas palmas das mãos, que, não tem relação direta com o vírus, mas sim com as alterações hormonais que doenças crônicas costumam trazer.

Saiba também: Lista de alimentos que fazem bem para a pele e cabelo

Hepatite C e manchas no corpo

Como pode-se perceber, a existência de tais manchas na pele não é suficiente para comprovar a existência da hepatite C, mas podem sim ser sinais da existência de alguma anomalia no organismo, ou até mesmo de outras doenças crônicas.

Como a grande maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, é extremamente importante que você mantenha uma rotina de exames periódicos, e permaneça atento a qualquer sintoma estranho em seu corpo, pois  sua saúde é seu maior bem!

Hepatite C causa manchas na pele?
Avalie esta matéria!