Dicas de alimentos que protegem a pele dos efeitos do sol

Conheça alguns alimentos que ajudam a proteger a pele dos raios solares e combata o envelhecimento precoce ou até mesmo doenças de pele

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Vamos acompanhar neste texto algumas opções de alimentos que protegem a pele dos efeitos do sol. Mas, como assim? Alimentos que ajudam a proteger a pele contra o sol? Existem? Sim, eles existem e são acessíveis ao nosso bolso, além de fáceis de preparar.

Há muito tempo que especialistas nos alertam que, para termos uma boa saúde e um corpo bonito, é necessário cuidar da alimentação, uma vez que o que ingerimos se transforma no nosso corpo, seja em proteína, nutrientes, gorduras, ou outros itens.

E agora descobriu-se que existem alimentos que não só auxiliam num melhor funcionamento do corpo, trazendo saúde e bem estar, mas também podem atuar como um combatente extra contra a exposição do sol e seus efeitos sobre a nossa pele. Vejamos abaixo quais são.

Alimentos que protegem a pele dos raios solares

Os alimentos que protegem a pele dos raios solares são os chamados Fotoprotetores. O termo já é conhecido do nosso dia a dia, pois é utilizado para descrever a ação dos protetores solares, tão indicados por dermatologistas. Mas agora temos novidades para o termo, que é utilizado para descrever alimentos que possuem atuação similar à do filtro solar.

alimentos que protegem
Consuma todos esses alimentos com moderação (Foto: Almanaque Ciência)

A diferença básica está no local de ação: do filtro solar é apenas na parte externa do nosso corpo, a pele. Já os alimentos fotoprotetores atuam no nosso organismo, com nutrientes que fortalecem as células, deixando-as preparadas para enfrentarem os raios solares. Vamos ver abaixo alguns alimentos com esta ação.

Dicas de alimentos que protegem a pele dos efeitos do sol

Seguem algumas dicas de alimentos para proteger a pele do sol, podendo minimizar a ação solar, protegendo nossa pele do surgimento de diversas doenças. São eles:

  • Brócolis: possui betacaroteno e ajuda a diminuir a vermelhidão da pele. Consuma uma xícara de chá duas vezes por semana;
  • Cenoura: consuma três colheres de cenoura ralada até 3 vezes na semana para cortar um possível excesso de betacaroteno;
  • Chocolate amargo: estimula a circulação do sangue. Consuma dois quadrados pequenos três vezes por semana;
  • Agrião: contém luteína, que protege contra os raios de sol. Consuma um prato de sobremesa todos os dias;
  • Manga: possui carotenóides. Consuma três colheres de sopa dela picada, duas vezes na semana;
proteção solar
(Foto: Guia da Semana)

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Exemplos de alimentos fotoprotetores

Seguem ainda exemplos de alimentos fotoprotetores, uma vez que os citados auxiliam numa melhor absorção dos nutrientes necessários:

  • Amêndoa: cheia de vitamina E, que atua como bloqueador solar e antioxidante;
  • Goiaba: possui betacaroteno, que impede os radicais livres de trazer danos ao corpo, além da vitamina A, que ajuda a clarear a pele a prevenir a acne;
  • Semente de linhaça: possui ácidos graxos e ômega 3 que hidratam e minimizam manchas e linhas de expressão;
  • Espinafre: possui ácido fólico, que ajuda na renovação da pele;
  • Tomate: possui licopeno, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento;
  • Castanha do pará: possui selênio, que preserva a elastina da pele, deixando-a lisa e firme;
cuidados com a pele
(Foto: Adote um hábito saudável)

Pronto, agora é só iniciar o consumo destes alimentos que fazem bem para a pele, lembrando de não exagerar, e de manter uma rotina de exercícios e descanso, além de nunca esquecer o protetor solar.