Cuidados diários com a pele do rosto oleosa

Com algumas dicas e produtinhos você dará fim a toda aquela oleosidade da sua pele.

Escrito por -

Confira os melhores tratamentos e os principais cuidados diários com a pele do rosto oleosa:

Ter uma pele bonita e saudável é o desejo da maioria das pessoas, independente do gênero. Porém as ações do dia a dia em conjunto com as ações naturais tornam esse trabalho um pouco complicado. Isso porque, para a maioria dos especialistas, manter uma pele saudável exige disciplina e atenção, com cuidados rotineiros.

A pele oleosa então, necessita de um pouco mais de cuidado, uma vez que fatores como exposição ao sol, calor em excesso, hormônios e uso incorreto de produtos prejudiquem mais ainda a pele, deixando-a cada vez mais oleosa e propensa a manchas, acne, entre outros.

Cuidados diários com a pele do rosto oleosa

Uma pele é classificada como oleosa porque as glândulas sebáceas liberam uma grande quantidade de óleo na sua superfície. Isso deixa os polos dilatados, numa tentativa do organismo de eliminar o óleo. Desta forma a pele aparenta estar mais espessa, brilhosa e com relevo irregular.

Os cuidados com a pele envolvem três procedimentos básicos: limpar, hidratar e proteger. Essas ações devem ser um processo repetitivo, parte do cotidiano, para que a pele seja recuperada e comece a se apresentar saudável.

pele oleosa como tratar
Foto: Inforhouse1

Leia mais: Como clarear a pele com bicarbonato e água oxigenada

Usar produtos específicos para sua pele, sempre que puder comparecer ao médico dermatologista e manter uma alimentação balanceada também é essencial. Vejamos como colocar em prática os procedimentos de cuidado.

 Como limpar uma pele oleosa

A limpeza é o primeiro passo para recuperar e manter a pele. Deve ser feita duas vezes ao dia, quando acordamos e antes de ir dormir, para que dessa forma a mesma descanse durante a noite. Os produtos indicados para limpeza são:

  • Sabonete: usar um específico para a pele oleosa. Prefira sabonetes líquidos e à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre que removem as impurezas e limpam os poros;
  • Tônico: ajuda a remover o óleo, outras impurezas e sujeiras que o sabonete não retira. Use um tônico para peles oleosas;
  • Esfoliação: processo de renovação das células da pele, que deve ser realizado no máximo duas vezes na semana. Utilize produtos específicos para a pele oleosa, e lembre-se de não sair ao sol após a esfoliação. Fazer à noite pode ser uma boa opção.

Como hidratar uma pele oleosa

A hidratação também é necessária para a pele oleosa, pois o óleo na superfície dificilmente promove o processo. Após a limpeza, aplique o produto hidratante, que para a pele oleosa deve ser em gel ou oil-free. É importante lembrar que devem ser utilizados produtos específicos para o rosto e pele oleosa, então o hidratante corporal deve ficar longe do rosto.

Como proteger uma pele oleosa

A proteção é a última etapa de cuidados diários com a pele do rosto oleosa, e deve ser feita diariamente, após a hidratação e em outros momentos do dia. Aplique o protetor solar mesmo quando não for se expuser ao sol, mas for a ambientes iluminados. Para a pele oleosa prefira loções e produtos oil-free.