Creme para tirar manchas do rosto causadas pelo sol

Conheça alguns dos produtos (princípios ativos) mais recomendados por dermatologistas para tirar manchas da pele

Escrito por -


Creme para tirar manchas do rosto causadas pelo sol funciona mesmo? Quais os princípios ativos mais usados? Tire essa e outras dúvidas nessa matéria especial.

Como já é de conhecimento geral, a melhor maneira de impedir que as manchas causadas pelo sol tomem conta de nosso rosto é a prevenção através do uso diário de protetor solar adequado. Contudo, nem sempre nos lembramos de tomar esse cuidado, e a consequência chega na forma dessas manchas desagradáveis – e não podemos nos esquecer também dos fatores genéticos, que podem tornar uma pessoa mais ou menos favorável ao desenvolvimento de manchas ou melasmas.

Creme para tirar manchas do rosto causadas pelo sol

Engana-se quem pensa que manchas na pele são problemas que só aparecem depois dos 40 anos (veja os cuidados a serem tomados aos 30 anos). Dermatologistas nos informam que a uniformidade da distribuição de melanina na nossa pele é mantida até os 25 anos – após essa idade, essa distribuição começa a ficar irregular, e é aí que as primeiras manchas causadas pelo sol (ou melanoses solares) podem aparecer; resumindo, você pode se deparar com uma manchinha provinda do abuso do sol antes mesmo de fazer 30 anos. Outro fator que facilita o surgimento de manchas na pele é o uso de alguns anticoncepcionais: o tratamento hormonal pode facilitar o surgimento de manchinhas escuras (melasmas), principalmente nas regiões da testa, buço e maçãs do rosto. O remédio, então, é contar com a ajuda de cremes que amenizam essas manchas na nossa pele.



Foto: wellbuzz.com
Foto: wellbuzz.com

Produtos para pele com manchas de sol

Infelizmente, suavizar ou até mesmo remover essas marcas não é tarefa fácil – exige tempo e paciência, além de consultas regulares ao dermatologista. Aliás, é importantíssimo usar apenas produtos indicados pelo seu dermatologista; não adianta usar aquele creminho que a amiga indicou, pois cada pele exige cuidados únicos. Usar um produto que não foi designado para o seu tipo de pele pode trazer resultados desastrosos.

Geralmente, as primeiras opções de tratamento dermatológico para manchas causadas pelo sol são os cremes faciais manipulados. Esses cremes são muito vantajosos pois, além de serem um tratamento mais barato e mais eficiente, por conter concentrações mais altas do que os cremes normais de farmácia, eles podem conter, além dos princípios ativos para a despigmentação, filtros solares e outros ingredientes que combatem a oleosidade, o ressecamento, envelhecimento precoce, entre outros.

Leia também: Conheça os benefícios do mamão para sua pele


melhores cremes para pele (Custom)

Listamos abaixo os princípios ativos mais usados nos tratamentos faciais para manchas:

  • Hidroquinona: esse princípio ativo é o mais prescrito pelos dermatologistas. Seu efeito consiste em inibir a ação de uma enzima chamada tirosinase, que interfere na produção de melanina. Contudo, se você tem pele sensível, tome cuidado: o uso prolongado pode provocar irritações;
  • Ácido kójico: apesar do nome “ácido” sugerir um efeito corrosivo, esse despigmentante derivado do arroz oferece um resultado menos agressivo do que a hidroquinona;
  • Clariskin II: assim como a hidroquinona, esse componente controla a síntese de melanina. Contudo, o grande diferencial dessa substância extraída do gérmen do trigo é a possibilidade de uso em gestantes e lactantes.
  • Cosmocair C250: essa substância, além de equilibrar a produção de melanina da pele, regula a sua transferência para as células da pele.
  • Idebenona: esse princípio ativo tem ganho muito prestígio entre os dermatologistas por ser tão eficiente quanto a hidroquinona, mas sem sua agressividade.

Vale lembrar que creme para tirar manchas do rosto causadas pelo sol manipulados são mais sensíveis e instáveis do que cremes prontos de farmácia. Fique sempre atento à data de validade!

Creme para tirar manchas do rosto causadas pelo sol
Avalie esta matéria!