Como tirar pintas da pele do rosto e do corpo

O câncer de pele ocorre devido a radiação ultravioleta, pode ser evitado e tem grandes chances de cura quando detectado no começo.

Escrito por -

Ter pintas e manchas na pele é muito comum e quase todas as pessoas tem, seja de nascença, efeitos do sol ou marcas de machucados que se curaram. Aprenda a tirar pintas da pele do rosto e do corpo, os procedimentos mais comuns e também um método caseiro.

Como avaliar as pintas do rosto e do corpo

A maioria das marcas no corpo são benignas, mas uma pequena porcentagem dos casos pode indicar algo mais grave, como câncer de pele, por isso, é essencial consultar um dermatologista se notar alguma pinta estranha.

tirar pintas da pele
Proteja-se do sol para evitar o câncer de pele (Foto: Doutissima)

Leia também: Crioterapia para tirar manchas na pele: Tratamento

Existe um método para avaliar se uma pinta é um sinal ruim ou não, é o chamado método ABCD. Funciona assim:

  • A = Assimetria: verificar se as pintas começam a ter formas irregulares;
  • B = Bordas: analisar se as bordas são irregulares ou com contorno impreciso;
  • C = Cor: se uma pinta mudar de cor ou passar a ter várias cores;
  • D = Diâmetro: se a pinta começar a crescer.

Se alguma destas características forem notadas, procure um médico o mais rápido possível para uma avaliação profissional.

Procedimentos clínicos para remover pintas da pele

Existem alguns procedimentos para remover pintas da pele, seja por motivo de saúde ou estético. Para ambos casos, estes tratamentos devem ser feitos por um especialista.

Como tratar espinhas
(Foto: Hippo Drs)

Conheça alguns desses tratamentos:

Cirurgia: algumas pintas só podem ser removidas cirurgicamente. Neste tipo de cirurgia, é utilizada anestesia local, mas pode ficar dolorido devido a incisão e os pontos;

Raspagem: menos invasiva que a cirurgia, a raspagem é mais superficial;

Crioterapia: consiste no congelamento da pinta, destruindo as células da mesma. A região fica inchada, a pele escurece e pode surgir bolhas, mas até 30 dias após este procedimento, os efeitos desaparecem;

Tratamento à laser: com a técnica do laser, as pintas somem devido à cauterização. O risco deste tratamento é causar queimaduras na pele, entretanto, os equipamentos são muito avançados e a possibilidade disso acontecer é bem baixa;

Cremes ou gel: existem cremes e géis com agentes clareadores, que atuam de forma mais lenta no clareamento de manchas. Embora seja um procedimento bem fácil e prático, é muito importante consultar um especialista, pois a pele muda de pessoa para pessoa e também com a idade, por isso, esse tipo de produto deve ser específico para sua pele.

Saiba mais sobre: Vitamina C tira manchas da pele?

Método caseiro para diminuir pintas

Um método pouco conhecido e que mostra resultados com o tempo, é utilizar mel puro. Aprenda a tirar pintas da pele com mel.

Novamente: o mel deve ser puro! Ou seja, não pode ser processado ou industrializado, pois contém muitos conservantes e outros produtos químicos.

Ao conseguir mel puro, inicie limpando a pinta e a pele ao redor com sabonete neutro. Aplique um pouco de mel em cima e cubra com uma gaze. Deixe por aproximadamente 30 minutos. Repita esse procedimento duas vezes ao dia, todos os dias e com o tempo, você pode avaliar os resultados.

Como tirar pintas da pele do rosto e do corpo
Avalie esta matéria!