Como tirar manchas de catapora da pele

Saiba quais os métodos adequados para acabar com as manchas de catapora da pele e o que pode ajudar a minimizar e clarear as manchas

Escrito por -

As manchas de catapora na pele podem incomodar muito algumas pessoas, quer saber como se livrar delas? Leia nessa matéria

Independente do gênero, a maioria das pessoas se preocupa com a aparência de sua pele. Rugas, espinhas, manchas e cicatrizes são indesejáveis, por isso cada vez mais pessoas procuram tratamentos dermatológicos e cosméticos sofisticados para melhorar o semblante.

Mesmo que sejam pequenas, as manchas de catapora na pele podem ser um grande incômodo e interferir na aparência do rosto e corpo. Essas manchas são cicatrizes da catapora, causadas principalmente pelo hábito de coçar as feridas.

Existem diversos métodos que prometem tirar as manchas de catapora ou pelo menos suavizá-las. Alguns tratamentos são cirúrgicos, outros com laser, sem contar os inúmeros tratamentos mais brandos e caseiros.

como cuidar das manchas de catapora

Entenda melhor a catapora e o tratamento (Foto: Maternar para sempre)

É importante saber:  Manchas no pescoço que parece sujeira – O que pode ser?

Como tirar manchas de catapora da pele       

Tirar as manchas de catapora não é algo fácil ou instantâneo, por isso é importante discutir com seu médico dermatologista para descobrir quais são as opções mais recomendadas no seu caso.

Método de Dermoabrasão

Um método bastante conhecido é a dermoabrasão, uma raspagem cirúrgica que refina as camadas mais superficiais da pele, suavizando irregularidades na pele causadas pelas cicatrizes. A dermoabrasão é comumente feita junto com procedimentos com peeling químico, e também pode ser usada para suavizar pequenas rugas, cicatrizes de acne e até para retirar tumores pré-cancerígenos.

Subcisão

Outro método cirúrgico para tirar as manchas de catapora da pele é a subcisão, uma cirurgia subcutânea sem incisão. Com anestesia local, o cirurgião insere uma agulha sob a cicatriz e corta o tecido fibroso presente, soltando a pele antes presa. O trauma do corte gera um hematoma, o que estimula o corpo a produzir colágeno na região, também elevando a cicatriz.

Como clarear manchas de catapora na pele

Conheça o Laser CO2 fracionado

Uma forma de suavizar as cicatrizes de catapora é o laser CO2 fracionado. O laser causa uma queimadura na pele que, quando cicatrizada, estimula o corpo a produzir colágeno e assim melhora a aparência da pele, suavizando as manchas causadas pela catapora. Por mais que o tratamento não remova completamente as manchas de catapora, a aparência fica muito melhor. O tratamento também melhora a aparência de rugas, manchas de acne, estrias e ajuda a reduzir a flacidez da pele.

Caso queira uma opção mais acessível, pomadas como a Cicatricure também ajudam a clarear as manchas, com resultados visíveis a partir de 3 meses de uso.

Veja também: Como tirar mancha de picadas de mosquito do corpo

como clarear manchas de catapora
Foto: Bệnh da liễu

O que fazer para clarear manchas de catapora?

Faça massagem com óleo de Vitamina E

Para manchas de catapora menos críticas, é possível fazer tratamentos não invasivos, como por exemplo a massagem com óleo de vitamina E. O óleo nutre a pele e descarta as células mortas, permitindo que novas células sobrevivam, deixando o tom da pele mais uniforme.

Receita caseira à base de Máscara de Aveia

Outra receita caseira que ajuda a clarear as manchas de catapora é a máscara de aveia. Faça a máscara misturando uma xícara de aveia crua e duas xícaras de água quente. Espere esfriar e aplique a máscara na pele por cerca de 10 minutos, enxaguando com bastante água após o uso.

Seja qual for o método pretendido, é sempre importante fazer acompanhamento com um médico para que ele possa indicar qual o melhor caminho a ser seguido e acompanhar o progresso do tratamento.

Gostou das dicas para tirar manchas de catapora? Então deixe seu comebtário!

Como tirar manchas de catapora da pele
Avalie esta matéria!