Como Tirar Manchas Das Pernas Após Tratamento De Varizes

O tratamento de varizes pode deixar a pele com sequelas temporárias, e até manchas permanentes

Escrito por -


Você sabe o que pode minimizar o problema de mancha na perna após o tratamento de varizes? Vamos aos poucos.

Variz é a dilatação permanente de veia, artéria ou vaso linfático e seu aparecimento é mais comum nas pernas e pés. Pode ser tratada com cirurgia ou, em casos mais simples e de menor proporção, através da escleroterapia química.

 Como tirar manchas das pernas após tratamento de varizes

Como os casos que mais incomodam as pessoas são as varizes, isto é, a presença em uma mesma região de mais de uma variz, deixando aquele desenho tortuoso e escuro, evidenciando as pequenas veias dilatadas daquele local, a forma mais utilizada para o tratamento é a escleroterapia química.



Este procedimento é realizado por especialista, através da introdução na variz, de uma substância esclerosante, ou seja, uma substância que age provocando uma irritação na veia fazendo com que ela se contraia e feche e, com o tempo, desapareça.

tratamento de varizes
Foto: Womansday

 Escleroterapia deixa manchas na pele?

De acordo com os estudos, uma a cada três pessoas terão, como consequência do procedimento, manchas na pele, mas elas desaparecem com o tempo, variando de acordo com o metabolismo da pessoa, podendo se dar entre 6 e 24 meses. A substância mais comum usada pelos médicos é a glicose, facilmente reabsorvida pelo organismo e também a que causa menos pigmentação.

Se após o procedimento elas se mostrarem resistentes, retorne ao seu médico e veja se algum método complementar precisa ser feito, como a retirada de um possível coágulo que se formou dentro da variz. É um método simples, realizado com anestesia local e feito no próprio consultório. E ele ainda pode indicar a utilização de crioterapia, luz intensa pulsada ou do laser.

Leia também: Varizes causam manchas roxas nas pernas?


Como tirar manchas de aplicação de varizes

cuidar das varizes
Foto: Emocionant

Como mostram os estudos elas são sequelas temporárias do procedimento e não saem de maneira milagrosa; o uso de meia elástica reduz estas manchas e se você quiser aliar um creme clareador também é possível.

Existem diversas substâncias que são indicadas e ainda tratamentos naturais e fitoterápicos que auxiliam neste período, mas devem ser indicadas por seu médico, uma vez que ele é quem realmente conhece seu organismo e sabe de seu histórico de saúde.

 Seja como for, a única forma de eliminar a variz é por meio destes dois processos então, cuide-se, siga as orientações pré e pós procedimento, utilize o sistema de compressão e mantenha-se otimista, cuidando de seu corpo com carinho e atenção.

Como Tirar Manchas Das Pernas Após Tratamento De Varizes
Avalie esta matéria!