Como proteger a pele do cloro da piscina

O cloro da piscina pode causar danos a sua pele, por isso o recomendado é a proteção.

Escrito por -

Se o seu objetivo é conseguir dicas para proteger a pele do cloro da piscina, está no lugar certo, pois criamos este conteúdo para lhe ajudar nesse assunto.

Com o calor, sempre recorremos à piscina para nos refrescar, mas depois sofremos com as consequências do cloro, tanto nos cabelos, quanto na pele e mucosas, eliminando os óleos naturais da pele, por isso, é necessário saber como se proteger.

Como proteger a pele da ação do cloro

Mesmo que não seja obrigatório, faça um exame médico, assim você pode detectar possíveis problemas que aumentam com a umidade, sem contar que esta ação evita a contaminação de outras pessoas.

Como proteger a pele do cloro
Proteja-se contra o grande vilão das piscinas: o cloro! (Foto: TIM Espaço Mulher)

Leia também: Como evitar irritação na pele após a depilação

Uma dica clássica e muito valiosa para proteger a pele do cloro da piscina é sempre usar protetor solar, pois evita o surgimento de manchas na pele. É uma medida fundamental se a pessoa estiver fazendo tratamento de manchas ou acne, pois pode agravar a situação.

Se você usa a piscina frequentemente ou for passar temporadas com acesso à uma, prepare seu corpo ingerindo uma colher de azeite todos os dias, pois ajuda a criar uma barreira que impede a penetração do cloro. Também é importante ressaltar que a esfoliação não deve ser feita neste período, pois o procedimento retira a camada natural de proteção da pele, deixando-a vulnerável. É recomendado utilizar cosméticos à base de lipossomos e ceramidas, pois deixam a pele protegida envolvendo as células e retendo a água do corpo.

Como o aspecto da pele é altamente relacionado com o nível de hidratação do organismo, beba muita água. Às vezes ficamos na piscina por muito tempo e acabamos não sentindo sede, mas não significa que o corpo não precise de água, sem contar que as piscinas aquecidas aumentam a temperatura corporal e favorece a desidratação.

Proteção dos cabelos

Para proteger os cabelos, utilize produtos selantes, que impedem a penetração do cloro e dos raios do Sol. Reaplique o produto sempre que necessário. Se não quiser deixar os fios lambuzados, há a opção de utilizar sprays.

dicas para proteger a pele
(Foto: Bodocó)

Saiba mais: Como proteger a pele da poluição

Como proteger a pele do cloro após a piscina

O cuidado com a pele não deve ser feito só antes de entrar na piscina, mas também depois que sair, portanto, tome uma ducha logo que abandonar a piscina, pois ajudará a remover todo o excesso de cloro da sua pele e cabelo.

Agora é o momento certo para fazer esfoliação, pois vai ajudar a remover o restante do cloro e células mortas. Para finalizar o procedimento, hidrate bem a pele, com cremes corporais e produtos específicos para o rosto.

Para os olhos, é recomendado fazer compressas com chá ou mel, assim você manterá a pele bem hidratada, já que esta área é muito fina e tende a ressecar, enrugar e até escurecer.

Seguindo estas dicas, você poderá aproveitar o Sol e a piscina protegendo a pele do cloro da piscina, mantendo a maciez, hidratação e saúde da sua pele e cabelos. Divirta-se!