Como proteger a pele da poluição

Para a pele ser saudável e livre de dos ares poluentes, é necessário ter alguns cuidados específicos

Escrito por -

Cuidar da pele exige dedicação: usar os produtos certos, sempre andar com protetor solar, cuidar da alimentação, evitar maus hábitos como fumar e muito mais. Porém, existem fatores que fogem do nosso controle, como predisposição genética a manchas e outros maus, além da poluição.

Mas não se preocupe, é possível minimizar os efeitos da poluição na pele! Confira nossas dicas de como proteger a pele da poluição e para manter sempre uma pele bonita e saudável.

Como proteger a pele da poluição

Por mais que morar em grandes cidades tenha inúmeras vantagens, coisas como fumaça de cigarro, fuligem, gases liberados por indústrias e automóveis e muito mais causam prejuízos para a pele.

Para evitar esses danos, é preciso tomar alguns cuidados. O protetor solar é indispensável, mas esse só atua na proteção de danos do sol, por isso dermatologistas recomendam o uso combinado com produtos antioxidantes, que contenham vitamina C, ácido ferúlico e resveratrol.

como proteger a pele
Foto: BeautyAndTheDirt

Efeitos da poluição na pele

As gotículas líquidas presente no ar poluído se alojam nos poros, destruindo a proteção natural da pele e deixando-a exposta a radicais livres, que podem causar envelhecimento, vermelhidão e outros problemas.

A poluição também pode causar irritação e até inflamações, deixando a pele cada vez mais vulnerável. O problema só aumenta quando a poluição é combinada com um clima seco e exposição desprotegida ao sol.

Ao se tratar de danos na cútis, a poluição só perde para a sol, sendo que a combinação de ambos é responsável por cerca de 90% do envelhecimento da pele, afirmam os especialistas.

Leia mais: Cuidados diários com a pele do rosto oleosa

poluição na pele
Foto: Besthealthmag

 Como cuidar da pele

As partículas de poluição são bem menores do que os poros, o que facilita sua locação neles. Por isso, lave o rosto de duas a três vezes por dia, esfregando bem a pele. Caso seja possível, investir em uma escova elétrica facial sônica é uma boa pedida. O aparelho pode ser encontrado em farmácias e outras lojas, com modelos mais simples por cerca de R$50 e sofisticados que podem passar dos R$400.

Mesmo que você tenha pele oleosa, sempre hidrate sua pele. A dica é usar o sérum de retinol e seu hidratante favorito à noite. Por mais que a esfoliação seja algo interessante para retirar impurezas e pele morta, não abuse, pois isso pode comprometer a proteção de sua cútis.

Outra dica de combinação com o protetor solar é aplicar produtos com vitamina E em sua composição antes do bloqueador solar, pela manhã. Além disso, ingerir alimentos e suplementos com vitamina C e E ajudam a deixar sua pele saudável.

Seguindo essas dicas de como proteger a pele da poluição todos os dias, sua pele estará muito mais saudável.