Como não irritar a pele ao fazer a barba

Fazer a barba sem causar irritação na pele é o sonho de muitos homens, por isso estamos trazendo dicas infalíveis para evitar esse problema tão comum

Escrito por -

Um dos momentos que mais afetam os homens com pele sensível é a hora de se barbear, pois pode deixar a pele bastante irritada. Hoje ensinaremos técnicas de como fazer a barba sem irritar a pele.

Segundo pesquisas de especialistas, estima-se que cerca de dois terços dos homens têm a pele sensível. Mesmo assim, por uma questão de orgulho que pode chegar a ser tóxico, muitos desses homens não tratam a pele de forma adequada por achar que isso os faria “menos homem”, mas isso é bobagem.

Ter uma boa pele não afeta na masculinidade, afeta apenas a qualidade da sua pele. E vamos combinar, uma pele saudável e bem cuidada só deixará sua vida mais fácil e sua aparência melhor.

Como não irritar a pele ao fazer a barba 

Se for possível, evite fazer a barba todos os dias. A lâmina causa micro cortes na pele e a deixa mais suscetível a diversos problemas.

Porém, se não for possível, é possível tornar o ato de se barbear mais brando para sua cútis.

não irritar a pele
Fique atento ao sentido que o fio cresce para não piorar a situação (Foto: Nivea)

Veja também: Como cuidar da pele aos 40 anos

Primeiramente, nunca faça sua barba a seco ou apenas com água. Parece uma dica simples, mas muitos ainda não aderem ao uso de espumas ou cremes de barbear. Invista em um bom produto que seja projetado para peles sensíveis.

Existem no mercado também fluidos pré-barba, que deixam a pele mais sensível e facilitam a remoção dos pelos.

Outra dica bacana é também deixar para se barbear durante o banho ou logo depois dele. O vapor da água dilatará seus poros e amolecerá os fios, deixando o ato mais brando para sua pele. Mas cuidado! Banhos excessivamente quentes podem deixar sua pele ainda mais irritada devido ao ressecamento dela.

Como se barbear corretamente com uma pele sensível

O uso de gel ou creme esfoliante são recomendados, pois retiram a pele morta do rosto, evitando encravamento do pelo. Esfoliantes criados especificamente para homens ajudam devido à diferença da pele entre os gêneros, principalmente devido ao barbear, mas na falta do produto específico, qualquer esfoliante dá conta do recado.

Como se barbear
(Foto: Tipos de Barba)

Prefira barbeadores com cabeça móvel, que se adaptam ao contorno do rosto, e com várias lâminas. Inclusive já existem barbeadores específicos para pele sensível.

Veja sobre: Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele

Cuidados com a pele após fazer a barba

O cuidado com a pele não acaba depois de terminar o barbear.

Utilize gel, mousse ou loção pós-barba toda vez que se barbear, porém evite os produtos com álcool. O álcool ressecará sua pele e, a longo prazo, pode aumentar a irritação. Invista também em um hidratante facial, que você poderá usar todos os dias a noite.

Todas essas dicas podem lhe ajudar a evitar uma pele irritada depois de fazer a barba, por isso, siga com os cuidados sempre que possível.

Como não irritar a pele ao fazer a barba
Avalie esta matéria!