Como evitar manchas na pele durante a gravidez

As manchas da gravidez estão entre as mais difíceis de tratar, por isso é tão importante a prevenção com simples cuidados diários.

Escrito por -

Uma das grandes preocupações das mulheres são as tão temidas manchas na pele durante a gravidez.

A gravidez influencia todo o seu corpo, inclusive sua pele. Por exemplo, se seu futuro bebê for um menino, as variações hormonais deixarão sua pele mais oleosa e, por causa dessa instabilidade, o risco de pigmentação pode crescer bastante. Tais manchas causadas pela pigmentação podem se desenvolver caso não tratadas e até se tornarem permanentes.

Porém não é preciso se preocupar: existem diversas formas diferentes de tratar essas manchas antes que se tornem um grande problema, além de haverem técnicas para evitá-las.

manchas na pele durante a gravidez
O protetor solar é um dos maiores amigos das grávidas (Foto: Walter Pinheiro)

Saiba também: Manchas escuras nas mãos – O que pode ser, como clarear

Como evitar manchas na pele durante a gravidez

Antes de tudo, a dica é bem simples e você deve segui-la até quando não estiver grávida: use protetor solar. No caso da gravidez, invista em um com fator protetor a partir de 30, prevenindo e amenizando faixas escuras que podem aparecer em sua barriga ou ainda nos melasmas do rosto. Aplique o bloqueador a cada duas horas, independentemente do tempo lá fora.

É sempre importante também fazer acompanhamento com um médico dermatologista, pois esse saberá analisar seu caso individual e qual tratamento é mais adequado. Lembre-se sempre de informar seu dermatologista que está gravida ou tem suspeita, por que certos produtos como ácido retinoico não devem ser usados durante a gravidez. Prefira produtos com ácido lático, glicólico, kojico e arbutin, que são componentes de produtos feitos especialmente para gestantes.

A alimentação também é importante. Você provavelmente já está fazendo uma dieta especial para a gravidez, mas tente incorporar mais frutas e vegetais. Tanto alimentos quanto cremes com vitamina C também são seus amigos, pois ajudam a manter a boa aparência da pele.

Como prevenir manchas na pele durante a gravidez

É preciso também cuidado na hora de lavar o rosto. Prefira produtos suaves, pois sua pele estará mais sensível, e invista em hidratantes leves.

Para evitar estrias, passe hidratante no corpo duas vezes por dia, uma dessas vezes durante o banho. Especialistas recomendam o uso de óleo de amêndoa ou óleo de semente de uva, hidratantes naturais.

como evitar manchas na gravidez
(Foto: Dermatosaude)

Leia mais: Como rejuvenescer a pele do rosto e pescoço

Como cuidar da pele durante a gravidez

Caso mesmo assim apareça uma mancha na pele durante a gestação, não se desespere. Fale sempre com seu dermatologista, porém já saiba que tratamentos como peeling de cristal são liberados mesmo no período da gravidez. Tratamentos injetáveis não devem ser feitos até o encerramento da amamentação.

No caso das estrias, deixe para tratar as que aparecerem depois da gravidez. Converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de realizar tratamentos com ácidos ou lasers.