Como deixar a pele hidratada no inverno

O clima seco e frio costuma deixar a pele com um aspecto esbranquiçado, que indica logo o ressacamento. Mas com algumas dicas você pode evitar esse problema das baixas temperaturas.

Escrito por -

Vamos ver abaixo algumas dicas e informações sobre como deixar a pele hidratada no inverno, garantido que a mesma esteja  saudável e bonita.

Durante o inverno, é muito comum sentirmos a pele do rosto e do corpo mais ressecada. Isso acontece porque neste período temos uma tendência natural a ficarmos em locais mais fechados e com pouca circulação de ar, o que acaba concentrando vírus, bactérias e doenças na nossa pele, fazendo com que ela perca os níveis de hidratação necessários.

Informe-se sobre o assunto e aprenda a cuidar a sua pele!

Como deixar a pele hidratada no inverno

Mas mesmo parecendo assustador, é totalmente possível manter a pele hidratada no inverno, garantindo que as doenças não apareçam e deixando-a saudável, ao desenvolver hábitos que favoreçam os processos de hidratação e manutenção constante da saúde da pele.

pele hidratada no inverno
Os cuidados com a pele precisam ser redobrados no inverno. (Foto: Blog Angeloni)

Vamos verificar abaixo como manter a pele hidratada, além de algumas dicas para os cuidados com a hidratação da pele no inverno.

Saiba sobre: Mancha amarela na pele pode indicar colesterol alto?

Como manter a hidratação na pele

Primeiramente, é necessário saber escolher o tipo de produto a ser aplicado na sua pele, lembrando ainda que não se deve utilizar o mesmo tipo de hidratante para o rosto e o corpo, já que o rosto é bem mais sensível. Busque identificar o seu tipo de pele e compre produtos especializados para ela.

Existem ainda diversos tipos de produtos com ações hidratantes, indicados para os variados tipos de pele, realizando uma complementação do hidratante em si. São eles:

  • Manteigas: são espessos e deixam o corpo com a sensação de oleosidade, para quem gosta;
  • Óleos: podem ser aplicados junto com o hidratante, prevenindo a perda de água da pele e deixando-a com um aspecto aveludado;
  • Ácido hialurônico: utilizado em menor quantidade, ajuda a redistribuir a água da pele;
  • Uréia: também deve ser utilizado em pequenas quantidades, separando a queratina da pele e permitindo uma maior penetração da água.
o que fazer para hidratar a pele
(Foto: Dermo Manipulações)

Apenas lembre-se, antes de utilizar estes produtos, de procurar aquele que seja indicado para seu tipo de pele, e de consultar um dermatologista para não ter reações alérgicas ou de outros gêneros.

Entenda também: Verrugas na pele pode ser HPV?

Dicas para hidratar a pele no inverno

Além de investir em produtos específicos para sua pele, adicionando poderosos ajudantes, é necessário estabelecer algumas mudanças nas rotinas de cuidados, trazendo resultados satisfatórios para a pele neste período. Seguem então algumas dicas:

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia, pois mesmo no inverno o corpo perde água;
  • No banho, controle a temperatura da água, evitando os muito quentes, pois eles retiram a oleosidade natural da pele, propiciando o ressecamento. Evite passar muito a famosa bucha e se tomar muitos banhos por dia, passe sabonete apenas nas áreas de maior suor, como axilas e partes íntimas;
  • Use o hidratante e demais auxiliares logo após o banho, aproveitando a pele molhada, que terá maior absorção;
  • Para o rosto, faça limpeza de pele simples toda a noite, lavando-o com água termal ou morna, aplicando tônico e depois o hidratante;
  • Para os lábios, use hidratantes labiais;
  • Para joelhos, cotovelos e calcanhares utilize pomadas, que ficam por mais tempo na pele.


Estabelecendo uma rotina, é possível manter a pele hidratada no inverno. Basta começar!