Como cuidar da pele morena: dicas

Veja dicas que podem facilitar o seu dia a dia em relação aos cuidados com a pele morena e deixe a sua ainda mais bonita e saudável

Escrito por -

Cada tipo de pele merece uma atenção especial, mas se você quer descobrir a melhor maneira de cuidar da pele morena, seja ela clara ou escura, veja este post.

Além da beleza estonteante, as peles morenas e negras trazem ainda mais alguns benefícios para quem a possui. A coloração mais escura é causada pela presença de mais melanina, e tal feito traz para a pele mais resistência, só se engana quem pensa que isso a faz dispensar os cuidados básicos.

Aos que deslizam nesses cuidados é comum lidar com olheiras profundas, manchas de coloração mais escura que a pele, e o excesso de oleosidade, sendo este último o causador de um dos problemas de pele mais recorrentes: as espinhas!



Pele morena clara e escura

A pele negra tem algumas peculiaridades, entre elas a facilidade de ficar ressecada quando retiramos o excesso de oleosidade. Por conta disso, a pele pode ficar com um tom meio acinzentado, nada que um bom protetor solar com função hidratante, ou um creme próprio para hidratação não possam resolver. Os sabonetes desengordurantes também são grandes aliados na luta contra a pele ressecada, e se possível, é bom estabelecer um ritual de utilizá-los toda manhã e noite.

como cuidar da pele morena
A vitamina C também é bem indicada para pele morena (Foto: Blog Magazine10)

Leia mais: Como tirar manchas do rosto causadas por espinhas: receita caseira

Dicas de como cuidar da pele morena

Joelhos e cotovelos: Se existem partes do corpo onde o ressecamento é evidenciado, essas partes são os joelhos e cotovelos!!! Então saiba que a hidratação desses locais deve ser feita diariamente, e existem produtos feitos especialmente para essas áreas.

Cuidados na cicatrização: Essa dica é um pouco mais específica e trabalhosa. Ninguém está livre de acidentar-se, desde pequenos incidentes na cozinha a situações mais graves, todos exigirão da sua pele uma cicatrização, e esta pode ser prejudicada pelo excesso de melanina na pele morena.

A melanina pode causar uma cicatrização exagerada, chamada de queloide. Os queloides formam um alto relevo sobre a área a ser cicatrizada e isso pode não ser muito agradável, ainda mais se o corte em questão aconteceu em uma região exposta.

Mas calma, há solução! Você precisará procurar um dermatologista, e ele indicará o uso de curativos à base de corticoide ou beta terapia- procedimento realizado no hospital- apenas um profissional qualificado poderá indicar o melhor tratamento.


como cuidar da minha pele morena
(Foto: As Lembrancinhas de Casamento)

Saiba também: Limpeza de pele profissional passo a passo: benefícios

Como cuidar da pele morena clara e escura

Exposição ao sol: Muita gente acha que a pele negra inibe a ação dos raios ultravioleta. Esse é um grande engano! O protetor solar é tão vital para pessoas com peles claras como é para os de pele morena. O sol pode te deixar bronzeada em menos tempo, mas os efeitos negativos são os mesmos do que os vistos em qualquer tonalidade de pele, como as queimaduras e envelhecimento da pele. Além disso, o câncer de pele ainda é um grande risco, e só há como evita-lo se protegendo com filtros solares, e lembrando de fazer a reposição de tempos em tempos.

Manchas: Tanto as acnes, como a exposição ao sol, ou a depilação podem fazer com que manchas apareçam pelo corpo.  Para resolver isso, um bom peeling parece suficiente. Contudo, cuidado com o ácido a ser escolhido, a hidroquinona por exemplo, pode deixar a pele acinzentada. Se preferir utilize alguns tipos de laser, mas lembre-se que esse procedimento só deve ser feito em consultórios especializados.



Como cuidar da pele morena: dicas
Avalie esta matéria!