Carocinhos na pele do bebê: O que pode ser?

Existem alguns problemas de pele que são comuns em bebês e é muito importante que os pais se informem sobre o assunto saber agir em cada caso

Escrito por -

A saúde do bebê é uma preocupação constante dos pais, que estão sempre alertas a qualquer sinal ou sintoma que indique alguma alteração no estado geral da criança. Entre as preocupações mais comuns estão os carocinhos na pele do bebê. “O que pode ser?” é a primeira pergunta que os pais se fazem.

Existem diversos tipos diferentes de bolinhas, bolhas ou carocinhos que podem afetar a pele dos bebês, e os motivos são diversos, desde alergias até doenças hereditárias, como a dermatite atópica. Cada tipo de erupção tem um tratamento específico, entretanto, a mais comum delas é a miliária, também conhecida como brotoeja em algumas regiões do país.

Carocinhos na pele do bebê – O que pode ser?

carocinhos na pele do bebê
Pescoço é uma das áreas mais afetadas. (Foto: Almanaque dos Pais)

Para um diagnóstico correto é preciso levar a criança ao pediatra, porém, como vimos, na maioria dos casos, as bolinhas se formam na pele do bebê por conta do calor excessivo, e ocorrem geralmente em áreas mais quentes do corpo, como dobras, axilas e pescoço.

Leia também: Como esfoliar a pele do rosto com produtos caseiros

As brotoejas podem ser esbranquiçadas ou avermelhadas, dependendo do tom da pele do bebê e causam coceira e irritação, e como veremos, o tratamento é relativamente simples e não necessita de cuidados médicos específicos. Nas regiões mais quentes do país e nas épocas como o verão, a incidência é maior.

O que causa as bolinhas na pele do bebê? 

A principal causa do aparecimento das brotoejas é o calor, tanto o externo quanto o causado pelo uso de roupas inadequadas. Nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda estão em formação e por isso, são mais sensíveis, e há também o acúmulo de alguns hormônios herdados da mãe durante a gravidez, e esse conjunto torna a criança mais suscetível a esse tipo de ocorrência.

Como tratar os carocinhos na pele do bebê

Os tratamentos dos carocinhos vermelhos no corpo do bebê se baseiam em uma frequência maior dos banhos com água morna e no uso de roupas mais frescas e antialérgicas, principalmente de algodão. Esses são também os métodos mais eficazes para a prevenção dessa doença de pele, e em geral, os sintomas desaparecem em poucos dias, podendo retornar caso as condições já citadas não sejam adequadas.

doenças de pele em bebes
Aumento da frequência dos banhos é eficaz na prevenção e tratamento. (Foto: Doutíssima)

Saiba ainda: Como deixar a pele hidratada no inverno

Vale lembrar que esse é o tipo mais comum de ocorrência nos bebês, mas que também existem outros problemas de pele em bebês, e no caso de dúvida, é aconselhável que os pais busquem ajuda profissional.