Manchas de espinhas saem com o tempo?

Veja como remover as manchas causadas pela acne, com algumas dicas caseiras e profissionais

Escrito por -

Na sua adolescência, você provavelmente já ouviu alguém te dizer algo assim: “não esprema essa espinha que vai ficar manchado”. E aí, manchas de espinhas saem com o tempo? Tire sua dúvida agora!

A verdade é que a maioria dos adolescentes não escutam esse valioso conselho e como consequência a região onde estava a espinha realmente fica manchada.

Isso significa que todos estão sujeitos a ficarem marcados com essas manchinhas e grande parte das pessoas se sentem incomodadas ao verem seu rosto marcado. Muitas delas perdem a autoestima ao se depararem com essa situação.

A Acne Rosacea Society, dos Estados Unidos fez um estudo na Universidade de Miami no qual concluiu que problemas dermatológicos afetam a autoestima a tal ponto de fazer com que a pessoa se isole e podendo, inclusive, levar a depressão. Tais problemas, segundo esse estudo, afetam em sua grande maioria as mulheres.

Graças à tecnologia é possível se desfazer das incômodas manchas. Hoje, há várias técnicas no mercado capazes de reparar os danos causados por espinhas. Mas antes de falarmos quais são, você precisa saber duas informações valiosas a respeito desse assunto.

As manchas de espinhas saem com o tempo?

manchas de espinha no rosto
Foto: Odyssey

Sim, as manchas de espinhas saem com o tempo. Não tem como prever o tempo exato, pois para saber seria necessário uma análise caso a caso. Afinal, nem todas as manchas são iguais. Algumas são mais densas, outras mais claras, algumas são pequenas, outras são grandes. Além disso, seria necessário também saber o tipo de pele que está a mancha para saber o melhor tipo de tratamento. Para isso, a análise de um dermatologista é primordial.

Manchas de espinhas somem sozinhas?

Sair com o tempo é diferente de sumir sozinha. E sim, é possível que as manchas saiam sozinhas, sem nenhum tipo de tratamento. No entanto, obviamente, as manchas sairão bem mais lentamente do que se forem submetidas a intervenções de tratamentos. Claro que não é sempre que as manchas sairão. As pessoas com peles mais escuras têm chances maiores de que isso ocorra. Além disso, é possível acelerar esse processo utilizando cremes hidratantes e filtro solar, pois a exposição ao sol pode aumentar as manchas. Isso não é um tratamento metódico, porém ajuda e muito a melhorar a pele.

Confira esta dica caseira para eliminar manchas da pele:

Leia mais: Como clarear a pele com bicarbonato e água oxigenada

Tratamento para tirar manchas de espinhas

Agora que você sabe dessas informações, a escolha é sua: prefere arriscar e esperar que as manchas saiam sozinhas, sabendo que isso não é garantido ou prefere procurar um tratamento com chances mais reais de eficácia? Caso tenha escolhido a segunda opção, abaixo colocamos alguns dos tratamentos utilizados atualmente:

  • Peeling: é a aplicação de substâncias químicas sobre as áreas afetadas, onde a descamação faz com que aconteça a renovação da pele. Os resultados são desde o clareamento da mancha até a melhora da textura da pele. Dependendo da mancha, o Peeling pode ser superficial, médio ou profundo.
  • Microagulhamento: é um tratamento que serve tanto para manchas quanto para outras complicações epidérmicas, tais como envelhecimento e flacidez. É colocado um rolo com pequenas agulhas que fazem micro perfurações na pele, estimulando a formação de colágeno. Para essa técnica é utilizado anestesia.
  • Subcisão: também conhecido como Cirurgia Subcutânea sem Incisão, a Subcisão utiliza instrumentos cirúrgicos para penetrar nas partes afetadas, fazendo um descolamento e soltura da pele. Ao fazer a Subcisão, o paciente é submetido a anestesia.
  • Preenchimento cutâneo: é uma técnica desenvolvida por dermatologistas, que consiste na aplicação de injeção de substâncias nas manchas, elevando e diminuindo sua profundidade e melhorando seu aspecto
  • Dermoabrasão: é um procedimento sem incisões ou invasiva da pele. É um tipo de esfoliação da pele, usado principalmente para aquelas manchas que foram afetadas pelo sol.

Esses são apenas alguns tratamentos. Mas, independente do tratamento utilizado, o mais importante é ter um bom profissional que te instrua o melhor caminho a seguir.

Manchas de espinhas saem com o tempo?
Avalie esta matéria!