Arranhões na pele – Como tratar

Como os arranhões acontecem em diversas situações, principalmente com as crianças, o melhor é se informar e aprender algumas dicas para tratar

Escrito por -

Vamos verificar ao longo deste texto informações sobre como tratar arranhões na pele, de maneira que o resultado seja satisfatório, como a correta cicatrização do machucado sem comprometer a saúde do paciente ou a integridade da pele.

Nosso dia a dia às vezes nos coloca em situações complicadas, onde acabamos por esbarrar nas coisas ou mesmo ter uma queda, e isso acaba trazendo pequenos machucados ao nosso corpo. É muito comum ainda, vermos esses machucados em crianças, que vivem brincando e aproveitando o dia. Mas o que são arranhões?

Arranhões são pequenos machucados sofridos na pele, de maneira superficial. Podem acontecer quando caímos ou esbarramos em superfícies muito ásperas, em objetos pontiagudos como lápis ou canetas, ou mesmo com as unhas.

Saiba abaixo mais algumas informações sobre os arranhões, e como tratá-los de maneira correta.

Como cuidar de arranhões na pele

Arranhões se configuram como escoriações na pele, onde a mesma se rompe e se abre no local machucado. Por serem superficiais, as mesmas sangram pouco na maioria das vezes, e mesmo quando há um sangramento maior, isto acontece porque alguns vasos da pele se romperam.

arranhoes na pele
Curativos evitam irritações e a entrada de germes. (Foto: Jovem Mãe)

Este tipo de lesão costuma ser dolorida, uma vez que quando o machucado acontece, a sujeira da pele entra imediatamente em contato com o ferimento. O importante a se fazer, logo após o machucado, é lavar as próprias mãos, ou as de quem for mexer no arranhão com água e sabão, lavando o ferimento da mesma forma em seguida.

Leia também: Anticoncepcional causa manchas na pele?

Arranhões na pele – Como tratar

O primeiro passo, como citado acima, é realizar a limpeza das mãos que irão manipular o machucado e o machucado em si com água e sabão. Este procedimento deve ser repetido toda a vez que for necessário mexer no machucado, evitando mais contaminação que pode atrapalhar a correta cicatrização.

o que passar em arranhões na pele
(Foto: Ana Carô)

Depois da limpeza, pode-se passar um medicamento que protege a pele e auxilia na cicatrização, como pomadas especializadas neste processo. As que contém bepantol são muito indicadas.

Saiba ainda: Dicas de alimentos que protegem a pele dos efeitos do sol

Como evitar cicatrizes de arranhões

Vamos verificar como evitar cicatrizes de arranhões, um dos maiores medos de quem sofre essas lesões na pele. Seguir os processos de limpeza é o primeiro passo. Após isso, é manter a utilização da pomada cicatrizante e antibacteriana.

O último passo, e mais importante, é não atrapalhar o processo de cicatrização, quando a pequena casquinha começa a se formar na pele. É importante não retirar ou cutucar esta casca, deixando que ela se forme e saia sozinha, mantendo a limpeza, o uso da pomada e hidratação da pele.

arranhao
(Foto: O corpo)

Lembrando que, se o ferimento não for superficial, ou o sangramento não parar, é necessário buscar cuidados médicos para os corretos cuidados com arranhões na pele.

Arranhões na pele – Como tratar
Avalie esta matéria!