Anemia pode causar manchas roxas na pele?

Manchas roxas no corpo sempre causam um incômodo as pessoas, mas elas podem ser decorrentes de algumas doenças, nesse caso o cuidado deve ser redobrado

Escrito por -

Apareceu alguma mancha roxa no seu corpo e você quer saber se anemia pode causar manchas roxas na pele?

A aparição de manchas roxas na pele, geralmente, é resultado de pancadas ou batidas em alguma região do corpo. Mas nem sempre elas estão relacionadas a traumas e, em alguns casos, podem ser sintomas de diversas doenças. Em algumas situações elas podem ser sinal de anemia, mas só aparecem quando a doença já está em um estado avançado. Em outros casos, ainda mais preocupantes, as manchas podem até ser resultado da leucemia.

O que provoca manchas roxas na pele?

Cientificamente, as manchas roxas no corpo são chamadas de equimoses púrpuras e simples. Elas surgem quando os capilares – vasos sanguíneos muito finos – se rompem. O mais comum é que isso aconteça por conta de batidas, perfurações, cirurgias e posturas forçadas. Normalmente, elas são mais comuns em mulheres e podem aparecer mesmo sem nenhum trauma físico, mas sim devido a momentos de estresse e também a alterações hormonais. Em outros casos, elas podem aparecer por conta de uma série de pequenas lesões imperceptíveis no mesmo local.

Veja também: Como cuidar da pele com produtos de farmácia

anemia pode causar manchas roxas
O tratamento da anemia deve variar conforme a sua causa (Foto: Muito X)

Todas essas manchas causadas por lesões, situações de estresse ou por hormônios não representam nenhum dano sério a saúde, a não ser quando são muito grandes e foram ocasionados por uma pancada muito forte, podendo ser evidência de uma hemorragia interna. Fora isso, elas começam a ser sinal de preocupação quando surgem em excesso e em um curto espaço de tempo, ou quando aparecem em locais que não são os membros – braços e pernas. Isso porque essas partes do corpo são mais suscetíveis a traumas e lesões.

A aparição de manchas preocupantes pode ser o indício de doenças cardiovasculares, problema de coagulação no sangue, ou até efeito colateral de algum medicamento. Em casos de leucemia, a pessoa também apresenta manchas roxas, mas geralmente ela vem depois de outros sintomas como anemia, baixa imunidade e sangramentos no nariz. Nesse caso, a doença possui esse sintoma por afetar a coagulação e diminuir as plaquetas do sangue.

anemia
(Foto: Dr. Rondó)

Saiba ainda: Ácido Salicílico na pele: Para que serve?

Anemia

A anemia é provocada pela queda na produção de hemoglobinas na corrente sanguínea, que pode ocorrer por diversos motivos como má alimentação, ou simplesmente por uma alteração genética. Os sintomas da anemia mais comuns da doença são: dores de cabeça, palidez, tontura, fraqueza e ressecamento da pele e das mucosas. Existem diversos tipos de anemia, todas causadas por motivos diferentes, como a falciforme, que causa a destruição das células vermelhas do sangue e a ferropriva, que é resultado da ausência de alimentos ricos em ferro.

No caso do aparecimento de manchas roxas, a anemia pode ser sim uma das responsáveis, só que esse sintoma não é um dos mais comuns da doença. Mas, como já foi explicado anteriormente no texto, as manchas podem estar, em muitos casos, ligados a problemas sanguíneos, por isso elas podem estar relacionadas a anemia.

Anemia pode causar manchas roxas na pele?
Avalie esta matéria!