Alergia na pele de bebê: O que pode ser, como tratar

Os sintomas mais reconhecidos para alergia na pele do bebê são as manchas vermelhas, coceira e até vermelhidão

Escrito por -

Saiba mais sobre alergia na pele de bebê: O que pode ser, como tratar os tipos mais comuns.

 Como a pele do bebê é muito mais fina do que todas as outras, é comum ocorrerem alergias, principalmente devido à sua sensibilidade em relação aos microrganismos e infecções. Fatores como o contato com tecido sintético, roupas de lã, nylon e até flanela podem ser o responsável pelo o seu aparecimento. Mas não precisa se preocupar, é tudo mais simples e comum do que parece.

Alergia na pele de bebê – O que pode ser, como tratar

Os sintomas mais reconhecidos para alergia na pele do bebê são as manchas vermelhas, coceira e até vermelhidão (essa podendo ser áspera ou úmida, seca ou escamosa) com a formação de pequenas bolhas.

Quando a alergia é causada pelo calor, ela é chamada de Brotoeja. Sua característica básica são as erupções extremamente vermelhas, que aparecem no pescoço, em baixo dos braços ou na região da fralda do bebê. Elas provocam coceira, por causa dos poros entupidos devido ao suor. Essa é um tipo de alergia muito comum em bebês recém-nascidos.

Leia mais: Manchas roxas no corpo, o que significa?

Alergia na pele do bebê – O que fazer?

Foto: Gettyimages
Foto: Gettyimages

A primeira coisa a se fazer é consultar um pediatra. Ele pode analisar melhor a irritação e indicar as melhores formas de tratamento. Geralmente, os pediatras indicam medicamentos nti-histamínicos e corticoides, através de pomadas específicas para tratar alergias na pele de bebê e hidratantes de pele especiais para situação.

Outra atitude importante é a identificação do fator que causou a alergia. Dessa forma é possível evita-lo futuramente, além de suspender o seu uso ou exposição durante o tratamento indicado pelo médico pediatra.

Quando for identificada, a alergia na pele do bebê deve ser tratada da maneira mais rápida e eficiente possível, evitando complicações capazes de evoluir para algum tipo de infecção e até lesões dentro de um quadro mais avançado.

Foto: Popsugar
Foto: Popsugar

O que pode causar alergia na pele do bebê

Além dos tecidos citados acima, o contato com agentes químicos (principalmente os encontrados no talco), shampoo, creme hidratante, Sol e calor também podem provocar a alergia. Alimentos que contenham glúten ou lactose (além de amendoim, nozes, peixe e mariscos) também podem ser responsáveis por esse tipo de alergia na pele do bebê.

Alergia na pele de bebê: O que pode ser, como tratar
Avalie esta matéria!