Acantose Nigricans: tratamento para clarear a pele

O tratamento para Acantose Nigricans varia de acordo com a causa e o tratamento deve ser orientado por um médico endocrinologista.

Escrito por -


As manchas de Acantose Nigricans podem ser provocadas por diversos fatores, mas o tratamento certo pode melhorar muito o aspecto da pele afetada.

A Acantose Nigricans é uma condição que pode estar relacionada a problemas hormonais e também pode aparecer como sintoma de doenças como diabetes e câncer.

É caracterizada por manchas escuras que normalmente aparecem nas dobras da pele, mas existem tratamentos para clareamento das regiões afetadas.



O que é a Acantose Nigricans?

As alterações na pele causadas pela Acantose Nigricans podem ser sinal que algo está errado no seu organismo, e as manchas costumam aparecer com uma textura seca e áspera nas axilas, virilha, pescoço, joelhos, tornozelos, cotovelos, nas palmas das mãos e solas dos pés.

O motivo do aparecimento das manchas deve ser investigado, mas algumas das possíveis causas são problemas hormonais como hipotireoidismo, ovários policísticos e até mesmo o uso de anticoncepcionais.

Acantose Nigricans
Pessoas com Acantose Nigricans são mais suscetíveis a desenvolver diabetes tipo 2 (Foto: As Doenças Raras)

Também pode ser sinal de resistência a insulina, indicando uma possível diabetes.

As manchas escuras provocadas por essa condição são comuns em peles negras, não significando que haja algum problema de saúde mais grave mas que mesmo assim merece atenção e tratamento.

Leia também: Mancha vermelha no olho: O que pode ser?

Tem cura?

Os tratamentos podem ser diversos e é de acordo com as causas diagnosticadas. Em caso de desordem hormonal, a correção do nível de hormônios melhoraria as manchas, por exemplo.  Com os cuidados necessários é possível a melhora do quadro e que as manchas sumam por completo.

Fotos

Confira algumas fotos das manchas de Acantose Nigricans:

pomada para acantose nigricans
(Foto: OMICS International)
acantose nigricans diabetes
(Foto: escholarship.org)

Como clarear Acantose Nigricans

Para uso tópico (no local das manchas), o médico pode indicar cosméticos que atuem para clarear as áreas afetadas. O dermatologista é quem deve indicar o melhor tratamento para cada caso, como o uso de medicamentos que contenham ureia e ácidos na composição.


Também podem ser recomendado o uso de cremes como tretinoína, lactato de amônio ou hidroquinona, além de sempre usar protetor solar para evitar que as marcas fiquem mais escuras.

Tratamentos caseiros

Lembre-se sempre que que nenhum tratamento caseiro substitui o indicado pelo seu médico, você pode fazer esses tratamentos juntos desde que ele tenha conhecimento e que não tenha contra indicações.

Saiba ainda: Produtos para tirar manchas do rosto: dicas

Temos três tratamentos caseiros para Acantose Nigricans podem ajudar a obter melhores resultados no clareamento das manchas:

  • Suco de limão

O ácido cítrico do limão tem propriedades que clareiam a pele escura que com acantose nigricans. É só espremer o suco de um limão e aplica-lo nos locais que estão com manchas e deixar agir de 10 a 20 minutos, depois lave a pele e evite exposição ao sol por pelo menos 12 horas após o tratamento.

  • Esfoliação com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um ótimo esfoliante natural que pode clarear e eliminar as manchas escuras da pele, desde que seja usado sem exageros.

Você pode misturar 2 colheres de bicarbonato de sódio com uma colher de água, formará uma pasta que você pode aplicar nos locais onde as manchas estão presentes e deixar agir por 20 minutos, depois é só enxaguar.

Esse processo pode ser feitos todos os dias para ter melhores resultados.

  • Pepino

Com efeito calmante e esfoliante, o pepino traz os benefícios de clarear e hidratar naturalmente a pele. Corte o pepino em tiras finas  e deixe sobre as manchas para agir de 10 a 15 minutos, depois lave onde foi colocado os pedaços de pepino e aplique água de rosas, deixando secar naturalmente.

Acantose Nigricans: tratamento para clarear a pele
Avalie esta matéria!